Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 16 de novembro de 2013

Crianças do Xingu brincam de caçar antas e outros animais na floresta


Os chamados animais "de estimação" são chamados, por algumas tribos, de "xirimbabo", se não estou enganado.

Samuel Macedo/Projeto Infâncias


-=-=-=-=


GABRIELA ROMEU
COLABORAÇÂO PARA A FOLHA, EM ALTAMIRA (PA)


Ao lado de um barco, uma anta caçada há pouco era cortada em pedaços. Algumas crianças espiavam os dentões do animal, outras carregavam sua porção do bicho para casa.

A cena ocorreu na aldeia Koatinemo, do povo asurini do Xingu, que fica a algumas horas de barco da cidade de Altamira, no Pará. Na região, vivem diversos grupos indígenas -xicrin, arara, juruna e outros.

Arauari é um dos meninos que estavam por ali, brincando de mergulhar como flecha no rio e de cruzar as corredeiras. O garoto, que não sabe ao certo sua idade, mas calcula ter uns 11 anos, contou que é também um caçador.

Samuel Macedo/Projeto InfânciasAnteriorPróxima
Crianças asurini brincam no rio Xingu

Desde pequeno, Arauari acompanha o pai e o irmão em caçadas na floresta. Saber andar na mata, capturar a caça e trazer o animal para casa fazem parte de seu aprendizado.

A hora de sair para caçar é à tardinha, quando entram na mata e esperam num lugar até anoitecer. "A gente vai aonde está a comida do bicho", disse.

Um dia foi assim: "Ficamos bem quietos. Deu oito horas, e a anta apareceu -'tuc, tuc, tuc'", imita o som da pisada do animal. "Meu irmão deu três tiros." O bicho caiu. "Foi pesado para carregar para a aldeia."

Também caçam paca, porcão e jabuti. "Um dia peguei três jabutis", disse orgulhoso. Ele já conhece os perigos na mata. "Quando o bicho está com filhote, fica bravo." O jeito é subir rapidinho no açaizeiro para se proteger.

De volta à aldeia, "quando a caça é grande", é repartida. Nos dias em que estive lá, caçaram uma paca e três antas. E até os visitantes ganharam um bom pedaço. Concordo com Arauari: carne de paca é a melhor. E bem mais gostosa do que as latinhas de atum que eu havia levado na bagagem e me esperavam para o jantar.

GENTE DE VERDADE

Os asurinis são uma população indígena tupi contatada pelo homem branco em 1971, quando começou a construção da rodovia Transamazônica.

Nessa época, o grupo foi batizado de asurini, que quer dizer "vermelho", devido ao uso do urucum (fruto) para pintura do corpo. Ficou conhecido como asurini do Xingu, pois no Tocantins vivem outros asurinis. Mas o grupo se chama de awaeté, que quer dizer "gente de verdade".

Os asurinis são conhecidos pelos bonitos desenhos geométricos pintados nos corpos e em panelas de cerâmica.

MAPA DO QUINTAL


Um grupo de 150 asurinis vive na Terra Indígena Koatinemo, na cidade de Altamira (PA), localizada no Médio Xingu. Em Altamira, há mais de 3.700 índios em 12 terras indígenas



Nos anos 1970, os indígenas da região passaram por transformações provocadas pela abertura da rodovia Transamazônica. Agora, têm de lidar com a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, que pode dificultar a pesca e o transporte no rio Xingu.


Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: