Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 3 de maio de 2015

Israel - Transporte coletivo nos sábados

TRANSPORTE COOPERATIVO NO SHABAT ROMPE STATUS QUO EM JERUSALEM


Desde a fundação do Estado de Israel, nenhum transporte coletivo é efetuado na Cidade Santa, o motivo é a alegação de que o seu funcionamento viola o Sábado.

Enquanto os mais nobres da cidade se dirigem por ela através de seus veículos particulares, milhares de pessoas de classe baixa e estudantes ficavam sem opção de transporte tendo que depender de carona ou taxi em bandeira 2.

No último sábado se iniciou mais um projeto Start-Up na cidade santa, após a criação de uma associação de pessoas que necessitam de transporte público, foi criada a primeira empresa em forma de cooperativa na Cidade Santa que por enquanto inclui apenas três mini-bus, mas que com certeza pode mudar a história do transporte público na capital de Israel.

No mês passado houveram grandes protestos em Israel e até mesmo pressão parlamentar pedindo a liberação do funcionamento do transporte público durante os sábados, o que foi rejeitado pelo Ministro dos Transportes sob a pressão da linha Ultra-Ortodoxa do país.

Como resposta a negação do pedido, um grupo de jovens teve a idéia de formar a cooperativa que conseguiu impediatamente levantar um fundo de 111 mil shekels para ativar o projeto.

O projeto que é cooperativo utiliza uma empresa palestina de Jerusalém Oriental e os motoristas são todos árabes, porém a maioria absoluta dos membros da cooperativa são jovens judeus, principalmente estudantes.

Segundo o fundador da cooperativa Daniel De Shalit, as primeiras viagens foram rápidas, tranquilas e todos chegaram felizes em seus destinos.

O potencial deste tipo de inovação é muito grande, visto que o número dos locais de diversão, restaurantes e atrações têm crescido muito nos últimos anos na Cidade Santa, mas somente os mais ricos vinham tendo acesso, e agora este quadro pode mudar.

O nome do novo serviço se chama Shabus, e para que as pessoas tenham acesso a ele, é necessário uma filiação com uma assinatura bi-anual de apenas 50 shekels e o pagamento por cada viagem não ultrapassará a 12 shekels.

O serviço foi criado para atender principalmente aqueles que ficavam sem opção de voltar para casa na noite de Sábado(Sexta a noite no Brasil).

A lei proibe o funcionamento de transporte público na Cidade Santa durante os horários de Sábado, mas não poíbe quando se trata de um transporte privado, esta lacuna na lei é o que permitiu os membros da cooperativa que é privada efetivarem o novo serviço.

Ainda, segundo os meios de comunicação, na realidade a intenção é fazer pressão sobre o governo de Israel afim de liberar o transporte público no Shabat a nível nacional.

Porém, este projeto pode vir a mudar o status-quo até agora regido em Jerusalém, fruto da pressão ultra-ortodoxa e que deixa a maior parte da população sem o direito a ter acesso ao transporte público.

Fonte: http://www.cafetorah.com/

Nenhum comentário: