Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Terremoto causa danos em Washington e obriga governo a esvaziar Casa Branca

Rua em Baltimore, nos EUA. AP
Dois reatores nucleares localizados próximos ao epicentro foram desativados por precaução

O terremoto de magnitude 5,9 que atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira foi sentido por menos de 30 segundos em Washington, mas foi suficiente para alterar a rotina da capital americana.
Eram quase 14h quando o chão começou a tremer. Imediatamente, alarmes soaram e prédios foram evacuados.
As calçadas ao redor da redação da BBC, no bairro de Dupont Circle, ficaram repletas de pessoas que abandonaram seus escritórios.

A maioria tentava completar chamadas telefônicas e se comunicar com familiares e amigos – em vão, já que as redes de telefonia celular ficaram temporariamente fora de operação.
Algumas pessoas relatavam, assustadas, terem sentido o chão e as paredes tremerem.

Outras, porém, perguntavam o que havia acontecido e diziam nem ter percebido o terremoto.

Distúrbios

A mesma cena, de prédios vazios e calçadas repletas, se repetiu por toda a capital nos momentos que se seguiram ao tremor.
Há relatos de danos em alguns prédios, entre eles a Catedral Nacional de Washington e a Embaixada do Equador, mas segundo as autoridades não houve feridos.
Quem resolveu ir para casa mais cedo enfrentou dificuldades, já que o metrô teve sua operação prejudicada, com grandes atrasos, as ruas ficaram congestionadas e era difícil encontrar táxis logo após o tremor.

Epicentro

De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto foi o mais forte a atingir a costa leste desde 1897.
O tremor teve seu epicentro perto da cidade de Mineral, em Virgínia, a cerca de 140 quilômetros a sudoeste de Washington, e foi sentido em vários Estados e até mesmo em Toronto, no Canadá.
Dois reatores nucleares localizados próximos ao epicentro foram desativados por precaução.
Rua de Washington, nos EUA. AP
Partes do Pentágono, da Casa Branca e do Congresso foram evacuadas

Apesar de não haver registro de feridos ou danos mais graves, o terremoto provocou apreensão entre os americanos e distúrbios em várias cidades.
Segundo autoridades, as chamadas para o serviço de emergência (911) registraram um pico logo após o tremor, mas depois foram normalizadas.
Aeroportos foram fechados e serviços de trem, suspensos temporariamente.

Strauss-Kahn

Em Nova York, até mesmo uma entrevista coletiva sobre o caso de Dominique Strauss-Kahn – o ex-diretor gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional) acusado de tentativa de estupro – foi interrompida pelo tremor.
O promotor Cyrus Vance falava aos jornalistas em Manhattan quando o prédio começou a tremer.
"O que está acontecendo? O prédio inteiro está balançando", disse Vance, enquanto os presentes começavam a deixar o local apressadamente.
Apesar de passado o susto, a coletiva não foi retomada, e Vance emitiu suas declarações em um comunicado.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: