Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Argélia defende decisão de receber família de Kadafi

 A representante da Argélia na ONU defendeu a decisão de seu país de receber a mulher e três filhos do líder líbio foragido Muammar Kadafi. Em entrevista à BBC, o representante argelino Mourad Benmehidi disse que existe na região uma "regra sagrada de hospitalidade".
O governo argelino afirmou que a decisão se deu por razões humanitárias e que os familiares de Kadafi que a Argélia concordou em receber não se encontram em listas de procurados.
Um porta-voz rebelde disse que a decisão foi "um ato de agressão contra o povo líbio" e afirmou que serão usados todos os meios legais para obrigá-los a regressar à Líbia.

Decisão
O governo da Argélia informou na segunda-feira que integrantes da família de Muammar Kadafi estavam no país. A localização de Kadafi, no entanto, permanece desconhecida.
Em uma declaração divulgada pela agência de notícias estatal argelina, a APS, o Ministério do Exterior da Argélia afirmou que a mulher de Kadafi e três de seus filhos cruzaram a fronteira vindos da Líbia na manhã de segunda-feira.
Entre os familiares do líder líbio que conseguiram entrar na Argélia estão a esposa Safia, a filha Aysha, o filho mais velho, Muhammad, que teria escapado depois de se entregar às forças rebeldes em Trípoli, e outro filho, Hannibal.
No entanto, o Ministério não deu informações sobre o paradeiro de Muammar Kadafi, que continua desconhecido desde que os rebeldes tomaram a maior parte da capital líbia na semana passada.
Jon Leyne, repórter da BBC que está em Benghazi, leste da Líbia, afirmou que os primeiros rumores de que a família de Kadafi tinha saído da Líbia foram divulgados pelos rebeldes durante o final de semana. Naquela ocasião, as autoridades argelinas negaram que um comboio tivesse cruzado a fronteira entre os dois países.
Também nesta segunda-feira, um canal de TV ligado aos rebeldes afirmou que outro filho de Kadafi, Khamis, teria sido morto. A informação não pôde ser confirmada de maneira independente.
Otan
A notícia sobre o paradeiro da família de Kadafi foi divulgada em um momento em que as forças rebeldes da Líbia ainda tentam derrotar o que restou das forças leais a Kadafi. Os rebeldes continuam os preparativos para um ataque contra a última área em poder das forças leais a Kadafi, a cidade de Sirte.

Os líderes do movimento rebelde fizeram uma proposta de um cessar-fogo de 48 horas, devido ao feriado muçulmano do Eid e, segundo um correspondente da BBC, muitos rebeldes têm familiares vivendo em Sirte e afirmaram que vão fazer de tudo para evitar derramamento de sangue.
Os comandantes da Otan afirmaram nesta segunda-feira que a campanha aérea contra as forças leais a Muammar Kadafi deve continuar, pois a guerra na Líbia está longe do fim.
Em uma declaração divulgada depois de uma reunião no Catar, os comandantes da aliança prometeram continuar com os bombardeios contra o que resta das forças de Kadafi.

Fonte: TERRA

Nenhum comentário: