Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 21 de outubro de 2012

CÍRIOS DE NAZARÉ - Um povo vulnerável e suscetível a todo tipo de embuste


A HISTÓRIA COMEÇOU COM  MAIS UMA SANTA "ACHADA" ou "APARECIDA", PRÁTICA ESCANDALOSA DA ICAR PARA CRIAR DEVOTOS ENTRE OS INGÊNUOS.

-=-=-=-


Círio de Nazaré atrai milhões de fiéis em Belém

Principal procissão espera reunir 2 milhões de pessoas; missa contou com a presença de 50 mil fiéis na manhã deste domingo

Milhões de fiéis acompanharam neste domingo (7) a saída da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja da Sé, para percorrer um percurso de 3,7 km na principal romaria do Círio de Nazaré, realizada em Belém (PA).

Após a missa, celebrada em frente à catedral Metropolitana, às 6h45, teve início a procissão. A expectativa da organização do evento é atrair 2 milhões de fiéis. A missa, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Gioavanni d'Aniello, reuniu 50 mil pessoas.


Durante a procissão, os fiéis fazem homenagem à santa e tentam tocar a corda do Círio, para agradecer as graças alcançadas ou fazer pedidos. A corda foi atrelada próximo à Praça do Relógio neste domingo.

Em setembro de 2004, o Círio foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio nacional.

A história 

Segundo a tradição católica, o caboclo Plácido José de Souza encontrou, às margens do igarapé Murutucú, onde hoje está a basílica, uma pequena imagem da santa em 1700. Após encontrá-la, ele levou a santa para casa. Quando voltou, ela não estava mais lá. Ele então decidiu voltar ao igarapé: lá estava a santa. Quase todo o dia o fato se repetiu, até que o caboclo resolveu construir uma capelinha na margem do fio d'água.




Milhões de fiéis acompanharam neste domingo (7) a saída da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja da Sé, em Belém do 


Muitos anos depois, em 1792, o Vaticano permitiu a procissão em homenagem à santa em Belém do Pará, que foi feita pelo capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, que à época governava a então província do Pará.

O primeiro Círio aconteceu no dia 8 de setembro de 1793. A partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a celebração foi fixada no segundo domingo de outubro.


Fonte: ULTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: