Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A FATMA, A FLORAM E O IBAMA existem só para apontar os pontos críticos ou para dar combate a quem polui?


Todo ano acontece a mesma situação, perto da temporada de verão, ou seja, a FATMA aponta os pontos impróprios para banho, nas nossas outrora limpas praias. Isto significa muito pouco. Melhor seria que mostrasse quem são os que poluem e quais medidas (administrativas e/ou judiciais) adotadas contra os autores dos crimes ambientais.
Saber da existência dos problemas, incluindo os pontos onde estão localizados e não adotar providências, equivale a admitir-se, no mínimo criminosa por conivência, ou por omissão, vá lá.
O Ministério Público estadual tem a sua parcela de culpa, eis que não cai em campo para identificar os predadores do meio-ambiente e responsabilizá-los, criminal e civilmente.
A CASAN, que detém a concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no Município é outra que não faz cumprir a obrigação (decorrente de lei) dos que possuem rede de coleta ao seu dispor de se conectarem ao sistema.
O Judiciário, a quem eu já acionei via ação popular, no afã de forçar as ligações não feitas, preferiu não encarar o problema.
Enfim, há uma conivência geral e irrestrita, escandalosa e criminosa contra a saúde pública e contra os interesses do Município, de vocação turística, como dizem.

-=-=-=-=


Fatma aponta 14 pontos impróprios para banho em Florianópolis 


O relatório mostra um grau de impropriedade da ordem de 21,02% em SC 


Rafaella Martins 




FernandoMendes/Arquivo ND

Ponto de Canasvieiras, uma das praias mais frequentadas no litoral norte da Ilha, aparece no relatório da Fatma 

A temporada mal começou e o sinal vermelho já foi aciona­do para os banhistas. A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) divulgou mais uma edição do Relatório de Balneabilidade, apontando as condições da água do mar para banho ao longo do litoral de Santa Catarina. Du­rante levantamento 195 pontos ao longo da costa catarinense foram analisados. 

Os resultados das análises das amostras coletadas pelos técnicos mostram que 41 pontos estão impróprios no Estado. Na capital, dos 65 pontos avaliados, 14 estão impróprios, sendo Ca­nasvieiras o ponto de maior pre­ocupação. “O trecho do trapiche é um ponto de risco devido ao rio que desemboca por ali”, decla­rou o gerente de Pesquisa e Aná­lise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias. Além disso, pontos na Lagoa da Conceição e nos Ingleses na ca­pital, e Balneário de São Miguel, em Biguaçu, foram apontados pelo órgão como problemáticos. 

O relatório que aponta um grau de impropriedade da ordem de 21,02% no Estado e de 21,53% na Capital, segundo Haroldo, é agravado pela falta de sanea­mento básico em todo estado. “O número de pessoas que não têm essa preocupação ainda é muito grande. Apesar dos inves­timentos feitos pelo poder públi­co, é preciso uma ação maior por parte desse setor e na conscien­tização da população”, lembrou ele. O relatório completo pode ser visto no site da Fatma.

Praias impróprias para banho

Lagoa da Conceição – nos trapiches dos serviços de transporte

Lagoa da Conceição – em frente à rua Manuel Isidoro da Silveira

Pântano do Sul – foz do rio Sandradouro

Beira-mar Norte – em frente ao monumento da PM

Tapera – no meio da praia

Canasvieiras – em frente à rua Heitor Bittencourt

Ponta das Canas – altura n 5.281 da estrada geral

Balneário – em frente à rua José Cândido da Silva

Bom Abrigo - em frente à rua Teófilo Almeida

Jardim Atlântico - em frente à rua Elesbão Pinto da Luz

José Mendes – no meio da praia Matadouro

Do Meio – meio da praia

Ingleses – em frente ao rio Capivari

Fonte: NOTICIAS DO DIA

Nenhum comentário: