Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Morreu uma pessoa especial: VALMIR MARTINS


Nos idos de 1970, o então estudante Valmir Martins foi nosso companheiro de Diretório Acadêmico/DCE, na UFSC.

Efetivamente uma grande perda para a sociedade, porque sempre se mostrou pronto a conscientizar, de modo sereno e convincente, os outros.

Lamentável o seu fim. Nossas condolências à família.

-=-=-==-


Morre um dos fundadores do PT em Santa Catarina e candidato ao governo em 2010


Valmir Martins era professor de história aposentado e morreu na madrugada desta sexta-feira aos 69 anos


Corpo de Valmir Martins será cremado em Balneário CamboriúFoto: Daniel Conzi / Agencia RBS


Morreu na madrugada desta sexta-feira um dos fundadores do PT e pioneiro do PSOL em Santa Catarina. Manezinho da Barra da Lagoa, Leste da Ilha, Valmir Martins, 69, disputou o governo do Estado em 2010 e era professor aposentado do departamento de história da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Ele estava internado há 40 dias no Hospital SOS Cárdio na Capital onde tentava tratar uma grave doença no coração. O velório começou às 4h da madrugada, no Cemitério do Itacorubi, na Capela B, e vai até ás 15h. Depois o corpo seguirá para Balneário Camboriú onde será cremado no Crematório Vaticano às 18h.

Valmir iniciou na política aos 16 anos, em organizações ligadas à Igreja Católica, como a Juventude Operária Católica (JOC) e a Ação Popular (AP). Em 1979 foi um dos fundador do PT em Santa Catarina e também o primeiro candidato do partido ao Senado, em 1982. Ingressou no movimento estudantil e teve forte participação no movimento contra a ditadura militar.

Chegou a ser preso político após os agentes da ditadura descobrirem o local onde estava sendo realizado o 30° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ainda no PT, em 1993, integrou o governo da Frente Popular em Florianópolis, sob indicação do então vice-prefeito Afrânio Boppré. Presidiu o diretório municipal do PT por duas vezes, e continuou sua militância ao lado de Afrânio, no início dos anos 2000.

Em 2005, com o abandono das bandeiras históricas do PT, Valmir, Afrânio e um grupo de militantes saíram do PT e ingressam no PSOL. Para Murilo Silva, um dos fundadores do PT em Florianópolis, Valmir era considerado um homem defensor de sua ideologia socialista acima de tudo.

— Ele não desistia de seus princípios por nada. Pensava sempre no universal — diz.

DIÁRIO CATARINENSE

    Nenhum comentário: