Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tribunal da Polônia proíbe abate religioso (com dor) de animais




Justiça decidiu que o 
abate religioso é cruel 

O Tribunal Constitucional, a mais alta instância da Justiça da Polônia, proibiu o abate religioso por considerá-lo cruel, desrespeitando, portanto, a lei de proteção aos animais.

A decisão contraria a instrução da UE (União Europeia) que entra em vigor em janeiro de 2013 permitindo tal ritual porque faz parte da liberdade de religião. 

Para o tribunal polonês, contudo, a matança com dor de animais, sem atordoá-los, deixando-os sangrar, fere uma lei do país de 2009. A Polônia, nesse caso, não precisa se submeter à orientação da UE. 

A maioria da população polonesa é católica, e o ritual com sofrimento dos animais pertence à tradição judaica e islâmica.

Na interpretação dessas duas crenças, o animal tem de estar consciente no momento de sua morte, para que a sua carne se mantenha pura e, portanto, adequada para o consumo. 

Na Holanda, a Câmara dos Deputados aprovou no ano passado uma lei proibindo o abate religioso, mas a medida emperrou no Senado em consequência das pressões de religiosos. No Reino Unido, também se discute a proibição do ritual, com o apoio de setores do governo.

Sacerdotes do judaísmo e do islamismo argumentam que desenvolveram uma técnica de abate que minimiza o sofrimento dos animais, mas não há nenhum estudo científico que garante isso.

Com informação do National Secular Society.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

olha parabéns pelo incentivo pelo fim da crueldade ao saber que todos somos criaturas vivas é nimguém pode querer levar outra a tortura o animal concentra muita dor no snc sistema nervoso central deixando o estramamente deprimido na hora da morte é uma COVARDIA SELVAGERIA QUE FERE O PRINCIPIO DE JESUS CRISTO QUE QUER O FIM DOS COVARDES ARROGANTES POIS NESSE MUNDO PODE TUDO MAIS SÓ JESUS PODE ELE NOS SALVA É NOS JUSTIFICA PEÇAMOS PELO FIM DA COVARDIA AKI NÃO ESQUEÇÃO DA LEI KARMICA AKI SE FAIZ AKI SE PAGA DUMA FORMA OU DE OUTRA ESTUDO COMPROVA QUE QUEM COME CARNE EM EXESSO MORRE MAIS JOVEM MAIOR O RISCO DE ENFARTE E AVC.