Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

WikiLeaks: audiência revela condições 'degradantes' de Manning na prisão

De Fort Meade (EUA)



Brendan Smialowski/AFP

Bradley Manning é escoltado em março em Maryland; soldado de 24 anos é acusado de vazar documentos para o WikiLeaks

O soldado Bradley Manning compareceu nesta terça-feira (27) ao tribunal militar de Fort Meade, em Maryland, para uma audiência consagrada ao severo regime carcerário imposto ao militar que entregou milhares de documentos secretos ao site WikiLeaks.

Na audiência, o advogado David Coombs tratou de demonstrar a responsabilidade do governo americano no severo regime de isolamento imposto a Manning na prisão militar de Quantico, na região de Washington, sob a falsa alegação de que corria risco de suicídio.

O ex-comandante da prisão, coronel Daniel Choike, justificou a decisão de impor condições especiais a Manning devido a seus "pensamentos suicidas", detectados "constantemente" em um "procedimento coletivo cotidiano".

Citado e interrogado pela defesa, Choike admitiu ter recebido instruções sobre a "importância do caso" após a chegada de Manning à prisão, em julho de 2010, diante do "risco de suicídio", da "gravidade das acusações" e da "cobertura substancial da mídia".

Afirmando que o Exército abusou de sua autoridade, a defesa pediu a retirada de todas as acusações contra Manning, com base no artigo do código militar que proíbe "castigo ilegal antes do julgamento".

Coombs citou o isolamento total do prisioneiro durante sua detenção de nove meses em Quantico, intimidação, nudez forçada, proibição de fazer exercícios e até a ausência de banho de sol.

"Ficou detido em isolamento durante nove meses em condições que o enviado da ONU qualificou de desumanas e degradantes", disse à AFP Emma Cape, militante pacifista da rede de apoio a Bradley Manning.

Dezenas de manifestantes protestaram na entrada de Fort Meade para exigir a libertação de Manning, afirmando que "denunciar crimes de guerra não pode ser um crime".

Manning, 24 anos, é acusado de entregar ao WikiLeaks entre novembro de 2009 e maio de 2010 documentos secretos sobre as guerras do Iraque e Afeganistão, além de 260 mil despachos do departamento de Estado.

O soldado, que optou por ser julgado em um tribunal militar, pode ser condenado à prisão perpétua por colaborar com o inimigo.
Caso Wikileaks


Foto 9 de 52 - 19.ago.2012 - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, falou com a imprensa pela primeira vez, neste domingo, desde que está refugiado na Embaixada do Equador, em Londres. Em discurso, Assange pediu que os Estados Unidos pare de ameaçar a organização Facundo Arrizabalaga/EFE

Nenhum comentário: