Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EUA elegem primeira senadora abertamente homossexual


Democrata Tammy Baldwin vence republicano Tommy Thompson em eleição histórica no Estado de Wisconsin

iG São Paulo 

A primeira senadora abertamente homossexual da história dos Estados Unidos foi eleita nesta terça-feira: é a democrata Tammy Baldwin, que venceu o republicano Tommy Thompson em Wisconsin.

"Não se enganem, tenho orgulho de ser uma progressista em Winsconsin", disse a democrata, cuja homossexualidade não foi um tema dominante na acirrada eleição neste Estado do norte do país.


AP
Democrata Tammy Baldwin, de Wisconsin, comemora vitória na disputa por uma vaga no Senado

Tammy, 50 anos, havia ocupado anteriormente uma cadeira na Câmara de Representantes, onde também foi a primeira integrante abertamente homossexual. Depois da vitória nesta terça-feira, a congressista, muito comprometia com a situação no Oriente Médio, chega ao Senado.

A eleição da senadora foi uma das boas notícias para os defensores dos direitos homossexuais nos EUA durante esta eleição. Além disso, Maryland e Maine tornaram-se os primeiros Estados da história do país a permitir o casamento homossexual através do voto popular.

Maryland e Maine juntam-se a outros seis Estados onde é permitido a união homoafetiva, como Nova York e Califórnia. Nessas localidades, porém, o direito foi adquirido após decisão obtida em tribunais.

Os eleitores de Washington também votaram sobre o casamento gay, mas os resultados ainda eram inconclusivos.

Em Minnesota, onde a união de casais do mesmo sexo é proibida por lei, legisladores propuseram um referendo popular que restringia o casamento apenas entre homens e mulheres, numa tentativa de mostrar que a lei era bem aceita pela população. O resultado ainda não foi divulgado.

Com AFP e Reuters, via ULTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: