Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Fenômeno perigoso" é a constante articulação de maracutaias pela ICAR


Papa alerta para o ‘fenômeno perigoso’ do 'ateísmo prático'



"Viver como se Deus não
existisse é destruidor"

Ao falar em português aos peregrinos lusófonos, em uma audiência pública na semana passada, o papa Bento 16 (na caricatura) fez um alerta sobre o “fenômeno perigoso” que é o “ateísmo prático”.


Para ele, esse tipo de ateísmo não só nega a “verdade da fé ou os ritos religiosos, mas "simplesmente" os considera irrelevantes para a "existência quotidiana”. 

Afirmou que o “viver como se Deus não existisse” acaba sendo “ainda mais destruidor” do que a recusa do divino, “porque leva à indiferença em relação à fé e à questão de Deus”. 

“Numa sociedade em que o ateísmo, ceticismo e indiferentismo não cessam de questionar e pôr à prova a fé, é importante afirmar que existem sinais que abrem o coração do homem e o levam para Deus”, disse. 

Ele afirmou que a crítica à religião “se intensificou” desde o Iluminismo e que, agora, a humanidade está marcada por “sistemas ateístas” para os quais Deus é “uma mera projeção do espírito humano, uma ilusão em uma sociedade já falseada por tantas alienações”. 

Para ele, trata-se de um desvio de compreensão sobre o que é fé cristã, porque o cristianismo não é um “mero sistema de crenças e de valores”, mas a verdade divina que perpassa a história. “É um acontecimento de amor” na relação com a “pessoa de Jesus”. 

Com informação da Agência Ecclesia

outubro de 2011


Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: