Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 22 de setembro de 2013

Canasvieiras: abriu a barra do rio

A sorte, cara colega, é que essa barra e do Rio do Brás rompeu-se. Ela é um dos sangradouros naturais do vale do Rio Ratones. Se isto não ocorrer, o balneário quase todo ficará em baixo d'água. O problema não é a barra abrir-se, mas a safadeza dos que jogam suas imundícies nos cursos d'água e a tradicional ineficiência do sistema de tratamento de efluentes pela CASAN.
No Jurerê Internacional, quando ainda existiam os rios "do Meio " e "do Faustino" - os quais foram suprimidos pela HABITASUL, com a conivência descarada do Tribunal de Justiça, que numa ação popular declarou irrelevantes os dois rios -, aqueles cursos eram outros sangradouros naturais das águas do Ratones. Agora, os incautos que adquiriram imóveis naquele famoso empreendimento estão a amargar as consequências da sacanagem do empreendedor e da "justiça"catarinense.
Daqui de Ratones - com o rio assoreado - vai descer um grande volume de água, que dirigir-se-á (via rio Papaquara), cortando o Sapiens Park,  para o Brás e para a Praia de Canasvieiras.

-=-=-=-


1371277_644520972249104_1433212562_n.jpg

Ana Echevenguá


“Os efeitos das chuvas fortes do final de semana de 22 e 23 de janeiro de 2013 prejudicaram os turistas no Norte da Capital. A qualidade da água do mar em Canasvieiras também acabou afetada com a presença de coliformes fecais. (...) O técnico da FATMA conta que (...), o balneário sofreu o rompimento da barra do Rio do Braz, próximo ao trapiche, ponto 22 do monitoramento realizado pela FATMA. O técnico destaca que este rio normalmente permanece com seu contato ao mar fechado, só rompendo em fortes chuvas e ação da maré. O técnico observa que o rio vem da antiga Colônia Penal, permeando por entre o bairro e recebendo provavelmente direta ou indiretamente contribuições de esgoto tendo inclusive próximo à foz a presença de Estação Elevatória de Esgoto que quando apresenta problemas extravasa para o rio o esgoto que deveria recalcar. De acordo com Marlon, nas avaliações que o rio do Braz sofreu por diversas oportunidades, sempre apresentou valores significativos de contaminação fecal, ou seja, ele serve como depósito de águas contaminadas...”


A leitura da notícia acima, para os moradores e usuários da Baía de Canasvieiras – um dos mais belos recantos de Florianópolis-SC, nada mais é do que a repetição do óbvio, uma tragédia anunciada aos quatro cantos do Planeta.

A Baía de Canasvieiras está impactada negativamente, faz tempo, pelo esgoto despejado na areia e nas águas.

É de conhecimento público que a empresa contratada pela administração pública do município é ineficiente, inoperante, imperita, imprudente...

Hoje, dia 21 de setembro de 2013, mais uma vez, a “barra do rio do Braz abriu” – expressão corriqueira por essas bandas... ou como bem falou o técnico da FATMA (nosso órgão fiscalizador estadual): o balneário sofreu o rompimento da barra do Rio do Braz, próximo ao trapiche, ponto 22 do monitoramento realizado pela FATMA.

Traduzindo em miúdos: o rio encheu por causa da  constante chuva que cai na Ilha da Magia, misturada ao esgoto lançado no Rio, ultrapassou a faixa de areia que o segurava e chegou ao mar.

Agora, o mar está poluído, com excesso de coliformes fecais. Escuro e fétido.

1370475_644520692249132_1038170018_n.jpg

E a culpa é de quem? Ora, da chuva, dos moradores que não ligam sua rede de esgoto à rede coletora deste, ...

Em momento algum, aventa-se a possibilidade de falhas no sistema de tratamento pelo qual pagamos regiamente, mês a mês.

O crime ambiental acontece; mas o silêncio é geral. Conivência por conveniência.

Psiuuu! Este é um tema complexo para ser exposto. Não se pode falar da praia poluída sob pena de espantarmos o turista, uma das principais fontes de renda da Ilha da Hipocrisia.

O melhor a fazer é rezar pra parar a chuva e juntar dinheiro pra pagar a conta de água e esgoto que chega às nossas casas todo mês.


Ana Echevenguá, advogada, OAB/SC 17.413, presidente do Instituto Eco&Ação, e-mail:ana@ecoeacao.com.br.

DSC09433.JPG


Ana Echevenguá - advogada - OAB/SC 17.413
Florianópolis - SC - Brasil
(48) 96459621
(48) 91343713

Nenhum comentário: