Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 29 de setembro de 2013

Livro relata a importância dos judeus brasileiros nos EUA



Ann Helen Weiner retrata curiosidades da colonização judia em New York

Joselina Reis

Poucas pessoas poderiam fazer a conexão entre o nordeste brasileiro e a expansão da comunidade judaica em New York, mas a brasileira Ann Helen Weiner descobriu a ligação entre os dois e escreveu um livro sobre o assunto. Nascida no Rio de Janeiro e radicada na Flórida há 10 anos, Ann Helen, de 55 anos, é advogada, mas desde 2003 tem dedicado suas pesquisas ao mundo literário sempre com o tema judaico e agora comemora a boa receptividade do público brasileiro e americano.

Seu livro “Jewish and Brazilian Connections to New York, India and Ecology” foi lançado em 2013 pela editora iUniverse e a escritora está preparando uma série de projetos para divulgação da sua obra. A última palestra aconteceu em 22 de setembro na Dowtown Library em Boca Raton, a próxima será dia 10 de dezembro na North Miami Beach Library. O evento será aberto ao público e gratuito.

Ann Helen lembra que começou suas pesquisas sobre a influência judaica no Brasil por acaso. Durante a investigação para seu primeiro livro sobre legislação ambiental, ela descobriu que nordeste brasileiro já teve nos séculos XVII legislação ambiental moderna para a época. Isso teria sido influencia dos judeus holandeses que encontraram no Recife um local ideal para construir uma nova comunidade.

A partir daí, ela conseguiu descobrir ao poucos que os judeus aplicavam ensinamentos da Bíblia judaica, o Torá, na conservação do meio ambiente. Um assunto foi puxando o outro e ela chegou a New York onde o pequeno grupo de judeus do Recife acabou aportando em 1654 depois que foram expulsos com a tomada do nordeste brasileiro pelos portugueses católicos. “Mesmo após mais de 300 anos eles ainda mantém orações em português e sobrenomes que hoje são usados no Brasil. Ainda fico emocionada com o interesse histórico e cultural que a minha pesquisa tem sido vista”, disse a brasileira.

Com a descoberta de que esse grupo de judeus, anteriormente radicado no Brasil, se transformou na maior e mais influente comunidade judaica americana dando, inclusive, origem a outras espalhadas pelos Estados Unidos, Ann Helen começou a escrever ensaios literários sobre o assunto que agora fazem parte do seu livro. Desde que começou seus trabalhos envolvendo pesquisa sobre a comunidade judaica, Ann Helen tem viajado para vários estados americanos apresentando o resultado de suas pesquisas. A brasileira já publicou outros seis livros, inclusive recebendo vários prêmios entre eles o Ensaio Ecológico da União Brasileira dos Escritores, em 1998.


Mais informações sobre as pesquisas entre a comunidade judaica nos Estados Unidos e Brasil entre em contato com a escritora pelo email jewishbrazilianconnection@gmail.com.

Nenhum comentário: