Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 29 de setembro de 2013

Homens armados matam 42 alunos que dormiam em faculdade na Nigéria


Homens armados mataram neste domingo pelo menos 42 estudantes que dormiam em um alojamento de uma faculdade no Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria. O ataque é parecido a outros do grupo radical islâmico Boko Haram, que ataca instituições de ensino que não seguem os preceitos muçulmanos.

Segundo a polícia, os criminosos entraram e abriram fogo dentro do alojamento da Faculdade de Arquitetura de Yobe, em Gujba, durante a madrugada, enquanto os estudantes dormiam. Após matar os alunos, eles atearam fogo a salas de aula e escritórios.

Os corpos dos mortos e os 18 feridos na ação foram levados a um hospital de Damatru, a 714 km da capital Abuja. Funcionários do hospital, no entanto, afirmam que o número de mortos pode ser maior, já que esperam a chegada de novas ambulâncias e que muitos dos feridos estão em estado grave.

O estabelecimento, que funciona com o modelo de internato, abrigava cerca de 1.000 alunos, que foram obrigados a deixar a instituição de ensino. O ataque acontece dias após duas outras ofensiva contra duas outras escolas, em que 27 pessoas morreram.

A polícia ainda não tem informações sobre os autores do ataque, embora a principal suspeita seja contra o Boko Haram, grupo radical islâmico ligado à Al Qaeda. O grupo, cujo nome "a educação não islâmica é pecado", luta para impor a sharia no país africano, de maioria muçulmana no norte e cristã no sul.

Desde o último dia 16 de maio, a Nigéria realiza uma ofensiva antiterrorista nos Estados de Yobe, Borno e Adamawa, no nordeste do país (todos eles sob estado de emergência), após um aumento da atividade criminosa nessa região, onde opera o Boko Haram e seguem ocorrendo ataques dos fundamentalistas.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: