Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 29 de setembro de 2013

Sosua: o paraíso dos refugiados judeus


 
Sosua é uma pequena cidade na província de Puerto Plata na República Dominicana. 


 
Localizado a cerca de 4 milhas (6,4 km) do Aeroporto Internacional de Puerto Plata, a cidade é acessada principalmente por Camino Cinco, ou Estrada 5, que vai muito da extensão do litoral Norte do país. 


 
A cidade é dividida em três setores El Batey, que é a seção principal, onde a maioria dos turistas visitam, Sosua Abajo, e Los Charamicos. 

No 1938 Conferência de Evian Rafael Trujillo ofereceu para aceitar até 100 mil refugiados judeus; cerca de 800 alemães e austríacos refugiados judeus receberam vistos pelo governo da República Dominicana entre 1940 e 1945 e se estabeleceram em Sosua. 


 
O governo forneceu-lhes terras e recursos com que eles criaram uma leiteria e fábrica de queijo, chamado Productos Sosua, ainda existente hoje. 

 
Descendentes dos colonos originais ainda vivem em Sosua, onde mantêm uma sinagoga e um museu. A cidade era pouco conhecida até o turismo decolar na ilha em meados dos anos 80. 

Sosua Abajo, que pode ser traduzido para "Abaixe Sosua", está localizado no lado oeste de Sosua em um vale perto de um rio que flui em Sosua Bay. 

Fonte: COISAS JUDAICAS (com uma redação horrível, que corrigi onde foi possível)

Nenhum comentário: