Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Na ONU, presidente do Irã cobra Israel por armas nucleares


No centro das preocupações internacionais devido ao seu programa nuclear, que o Ocidente diz visar à fabricação da bomba atômica, o Irã cobrou nesta sexta-feira que Israel assine o TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear).

"A posse indefinida de armas nucleares não pode ser tolerada e nem se pode atrasar mais sua completa eliminação", afirmou o novo presidente do país, Hasan Rowhani, durante discurso em um fórum das Nações Unidas sobre o desarmamento, em Nova York.

Rowhani, que falou em nome do grupo de países que formam o chamado Movimento Não Alinhando, disse que Israel, o único país do Oriente Médio que não faz parte do TNP, deveria se unir "sem atraso" ao pacto para estabelecer uma região livre de armas atômicas.

Na semana passada, os Estados-membros das Nações Unidas recusaram uma resolução proposta por países árabes criticando o suposto arsenal nuclear de Israel. O texto recebeu 51 votos contra e 43 a favor.

Acredita-se que Israel possua o único arsenal nuclear do Oriente Médio, apesar das negativas do governo.

Desde que tomou posse, em agosto, Rowhani vem emitindo sinais de aproximação com o Ocidente. Ele já disse que tem interesse de chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que o país argumenta ter fins pacíficos.

Nesta quinta, o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, irá se reunir com representantes de seis potências mundiais para discutir a questão à margem da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. O encontro deve contar com a participação do secretário de Estado americano, John Kerry.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: