Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 26 de outubro de 2014

Arritmia provoca um em cada cinco AVC




A fibrilhação auricular, forma mais comum de arritmia cardíaca, leva à formação de grandes coágulos de sangue, que acabam por se deslocar para o cérebro.

Por Cláudia Machado


O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal, estimando-se que a cada meia hora dê entrada num hospital português uma vítima desta doença. Mas o gatilho que faz disparar os casos fatais ou incapacitantes é silencioso e irregular, até se instalar totalmente. A fibrilhação auricular, a mais comum das arritmias cardíacas, é responsável por um em cada cinco AVC.

No seu estado normal, o coração contrai ritmicamente, em consequência de disparos elétricos regulares. "Quando essa regularidade se perde e ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco diz-se que existe uma arritmia", explicou ao CM o especialista Victor Gil. Se essa arritmia se revelar "completa, rápida e totalmente irregular", o diagnóstico pode levar à fibrilhação auricular, que aumenta em cinco vezes o risco de AVC.

O caminho para o AVC inicia-se no momento em que as "aurículas perdem a capacidade de contrair ritmicamente e começam a fibrilhar, deixando de enviar de forma regular sangue para o ventrículo", diz Victor Gil, acrescentando que "o sangue, ao ficar estagnado, pode criar grandes coágulos".

São estes coágulos que acabam por se soltar, entrar na circulação sanguínea e bloquear grandes artérias do cérebro, provocando consequências devastadoras. Cerca de 50% das pessoas que sofrem um AVC devido à fibrilhação auricular ficam incapacitadas.

Também a taxa de mortalidade sofre um impulso: mais do que duplica em doentes que sofrem de fibrilhação auricular.

Até se instalar totalmente, a fibrilhação auricular passa por duas fases. A primeira é silenciosa. A segunda apresenta sintomas irregulares. Nestas etapas, a dificuldade dos médicos passa por identificar os indícios e avançar com tratamentos para controlar riscos. "Cerca de 70% dos casos de AVC com origem na fibrilhação auricular são altamente evitáveis, se forem identificados e tratados corretamente", Victor Gil.


Fibrilhação auricular

Fonte:
http://www.cmjornal.xl.pt/

Nenhum comentário: