Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 26 de outubro de 2014

Pró-ocidentais e nacionalistas com vitória esmagadora na Ucrânia


26.10.2014 - 18:40 , atualizado 26.10.2014 - 19:16

Os partidos pró-ocidentais e nacionalistas obtiveram uma vitória esmagadora nas eleições legislativas ucranianas, que foram boicotadas pelos rebeldes pró-russos do leste separatista, segundo uma sondagem realizada à boca das urnas.

SERGEI SUPINSKY/REUTERS
Ucrânia vive dia de eleições este domingo


O Bloco Petro Poroshenko, do presidente ucraniano, e o partido Frente Popular, do primeiro-ministro Arseni Iatseniuk, conquistaram 23 e 21% dos votos, respectivamente, enquanto o partido da oposição, ligado ao presidente deposto Viktor Yanukovich, apoiado pelos russos, conseguiu 8%.
LEIA TAMBÉM


Pela primeira vez desde a era soviética, o escrutínio deixa o Partido Comunista fora do parlamento, já que este não conseguiu atingir o patamar dos cinco por cento, revelam duas sondagens.

O Samopomich (Selfhelp) de Andri Sadovi, presidente da câmara de Lviv, uma cidade considerada como um bastião das paixões nacionalistas, ficou em terceiro lugar, com quase 14% dos votos, ultrapassando o Partido da Oposição de Yanukovich.

O Partido Radical, do imprevisível nacionalista Oleg Lyashko ficou num desapontante quinto lugar, reunindo apenas seis por cento das preferências dos eleitores.

O populista Lyashko, que fez da forquilha uma imagem de marca da sua campanha, concorreu pela terceira vez e reclamava o lugar de primeiro-ministro.

A formação nacionalista Batkivchtchin (Pátria) da ex-primeira-ministra Julia Timoshenko, acusada de corrupção, granjeou a entrada no parlamento com uns modestos seis por cento, ficando ligeiramente à frente do partido da extrema-direita Svobodo (Liberdade).

Fonte: http://www.jn.pt/

Nenhum comentário: