Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vinho genérico?



27/10/2014 - 12:12 | Enviado por: Reinaldo

Os apreciadores de um bom vinho têm que ter nervos de aço e um coração forte (além do fígado, obviamente) nesses dias que correm.

Porque é um golpe atrás do outro.

Primeiro, veio a rolha sintética. Até aí, a gente até entende, o sobreiro é uma árvore sem pressa (sete anos para voltar a apresentar cortiça que se corte) e o custo da rolha de cortiça encarece os vinhos de massa.

Mas aí começaram a surgir as rolhas coloridas.

Muita gente torceu o nariz (o que dificulta a aspiração dos aromas, na taça, etc ...) mas alguns produtores, como a argentina Susana Balbi, as defendem: "isso é honestidade, é pra mostrar que não é cortiça".

Como dizem os anglos, no comments.

Só que, de repente, novo golpe: as embalagens em "bag-in-box". De um, dois e três litros.


"Tudo bem", o mundo virou uma imensa “classe econômica” e há espaço para os vinhos populares (para serem servidos em eventos populares: feiras, festas juninas, natais em comunidades, por aí. E esse recipiente, realmente, veda corretamente o vinho contido no vácuo, após cada "abrida da torneirinha".

Mas quando a gente pensa que já “ sofreu” tudo, pinta um verdadeiro rabo-de-arraia nos puristas. O site www.vivendoavida.net/ informa que está à venda ... o vinho em lata!

E Lambrusco tinto, ainda por cima!

Chega?

Não. A Gabriela Freire nos conta na última Gula que o francês Étienne Davodeau (famoso pelos seus HQs) resolveu contar a sua experiência de iniciante no mundo do vinho através de um livro – Os Ignorantes -- em quadrinhos!


Bom, e para que vocês não pensem que essa série “de horrores” não pode piorar, uma empresa alemã comercializa vinho em pó, desidratado!!!


O que é que falta? Drágeas de Chardonnay? Pílulas de Merlot?

Eu mesmo não aguento Não "aguento" ir mais longe. Ou será que " ainda falta" vinho genérico?

Já de joelhos, só rogo um favor, que assim como nos remédios, esses mostos exibam nas suas embalagens o aviso: princípio ativo -- uva. 

Ó tempora, ó mores!

Fonte: JB

Nenhum comentário: