Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Câmara de Vereadores de POA aprova moção de repúdio a vídeo das Putinhas Aborteiras na TVE




As meninas participaram de um festival de música independente no ano passado e se apresentam em eventos em Porto Alegre | Foto: Camila Cunha

Débora Fogliatto*

Em maio, a vereadora Mônica Leal (PP) e a bancada do PP protocolaram na Câmara de Vereadores moção de repúdio ao vídeo veiculado pela TVE do coletivo Putinhas Aborteiras. O grupo musical de vertente feminista que faz “anarcafunk” e “anarcarap” apareceu falando e cantando no dia 5 daquele mês no canal público do estado. Nesta segunda-feira (27), a moção foi aprovada por 12 votos favoráveis e 11 contrários.

Para Mônica, a apresentação das Putinhas “agride a moral e os bons costumes do povo brasileiro, além de fazer ofensas ao Papa Francisco”. A vereadora possivelmente se refere a um trecho em que as meninas cantam “Ei, Papa, levante seu vestido, quem sabe aí embaixo não está o Amarildo”. Na TVE, também apareceu uma das canções mais famosas das Putinhas, “Feminista”, que tem como refrão: “Feminista / Rainha do tanque / Tanque de guerra / Antidominante / Vem anarquizar / Assuma seu corpão / Gorda, magra, média / Não precisa ter padrão”.

O Facebook das Putinhas Aborteiras, grupo porto-alegrense criado em 2013, conta com mais de 8.400 curtidas. Na página, o grupo falou da decisão da Câmara de Vereadores e questionou: “Parece que os vereadores não tem muita coisa pra fazer, né?”. Após a aparição na TVE, as meninas receberam manifestações diversas, desde apoio até ameaças e ofensas.

Em um post no Facebook em maio, as Putinhas ponderam que “parece que para muitas pessoas é ainda mais chocante ouvir mulheres falarem sobre masturbação, sobre nossos corpos, como se reivindicar isso fosse algo supérfluo. Não é: muitas mulheres ainda não reconhecem e assumem seu direito ao prazer e ao sexo, a uma relação aberta e prazerosa com o próprio corpo”. Na época, elas tiveram os perfis pessoais atacados por mensagens ofensivas, denunciados e bloqueados. Elas também contaram que “perfis pessoais foram compilados e distribuídos anonimamente em fóruns, inclusive com fotos pessoais e da família de algumas de nós, ou informando lugares onde circulamos e nos ameaçando”.

Votaram a favor da aprovação da moção de repúdio: Reginaldo Pujol (DEM); Mario Fraga (PDT); Idenir Cecchim (PMDB); Valter Nagelstein (PMDB); Guilherme Socias Villela (PP); João Carlos Nedel (PP); Kevin Krieger (PP); Mônica Leal (PP); Bernardino Vendruscolo (PROS); Elizandro Sabino (PTB); Roni Casa da Sopa (PTB) e Paulinho Motorista (PSB). Votaram contra: Jussara Cony (PCdoB); Delegado Cleiton (PDT); João Bosco Vaz (PDT); Fernanda Melchionna (PSol); Pedro Ruas (PSol); Alberto Kopittke (PT); Marcelo Sgarbossa (PT); Mauro Pinheiro (PT); Sofia Cavedon (PT); Alceu Brasinha (PTB) e Cassio Trogildo (PTB). Se abstiveram Tarciso Flecha Negra (PSD) e Cláudio Janta (SDD).

*Com informações da Câmara Municipal, VIA SUL 21

Nenhum comentário: