Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CHANTAGENS AO GOVERNO - Eleições 2014: Brasil precisa se livrar do PMDB, diz Cid Gomes


27.10.2014
O governador fez as declarações enquanto acompanhava o prefeito Roberto Cláudio no seu local de votação



Seguindo o ritmo de poucas palavras que o acompanhou na campanha eleitoral, o petista Camilo Santana economizou, ontem, nas respostas à imprensa, antes de conhecer o resultado das urnas, evitando perguntas como a participação do PT nacional em sua campanha e a divisão do partido no Ceará, em que o grupo da ex-prefeita Luizianne Lins faz oposição à Prefeitura de Fortaleza e ao Governo do Estado. Já o governador Cid Gomes fez duras críticas ao PMDB, pregando enfrentamento à legenda.

Depois de votar no município de Barbalha e acompanhar o governador Cid Gomes em Sobral, Camilo Santana seguiu para Fortaleza, presenciando a votação do prefeito Roberto Cláudio no Colégio Batista. Além do governador do Estado, estava no grupo a próxima vice-governadora do Estado, Izolda Cela.

Em entrevista, o governador Cid Gomes reconheceu que um dos motivos que contribuíram para a escolha do nome de Camilo Santana como candidato a governador foi a possibilidade de Lula apoiar uma candidatura que faria oposição ao atual Governo Estadual. No caso, Eunício Oliveira. "Não foi uma decisão unilateral, foi coletiva. Precedeu uma conversa com todos os pré-candidatos e com o Partido dos Trabalhadores", alega, ressaltando que Camilo Santana é "sensível" e tem "carisma".

Cid aproveitou o ensejo e disparou críticas ao PMDB, cogitando a criação de um novo partido para se contrapor à legenda em âmbito nacional. "O PMDB é um mal terrível nesse país e tem que ser combatido (...) porque é um ajuntamento de seções regionais sem nenhuma identificação entre eles, mas tem um interesse comum, que é chantagear o governo para ocupar espaços nos governos", declarou.

Aval do PROS

Prosseguindo nas críticas, o governador assegurou que não tomará nenhuma decisão sem o aval do PROS, ao qual ele é filiado. "São o que há de pior na política, o Brasil precisa se livrar do PMDB. Não farei nada que não seja combinado com o meu partido", completou o chefe do Executivo cearense.

Durante a entrevista, Cid Gomes também alfinetou o PSDB, ao qual tanto ele como Ciro Gomes já foram filiados. "O PSDB deixou de ser um partido mais solidário com os mais simples e passou a ser um partido da elite e gostou dessa posição. E o Aécio se rendeu a isso", declarou.

Justificando sua saída do PSDB, Cid Gomes comentou o fato de ser conhecido por ter passado por vários partidos. "As pessoas às vezes reclamam de gente que muda de partido. A gente tem uma trajetória - realmente não tenho como desconhecer - de mudança de partido, mas como regra indo para a oposição", ressaltou. "O Aécio tem carisma, mas ele foi muito mal orientado pelos marqueteiros dele, ficou irônico, agressivo na campanha", completou.

Afirmando ter feito uma campanha propositiva, Camilo Santana admitiu que os maiores desafios a serem enfrentados no Ceará, nos próximos anos, são as áreas da saúde e da segurança pública. "Sempre disse que sou candidato para garantir o que está funcionando no Ceará nos últimos sete anos e corrigir aquilo que não funcionou bem", destacou, prometendo ainda executar 1,5% do orçamento para a área da cultura.

"Vamos trabalhar no sentido de fortalecer as ações aumentando o Raio, que é uma polícia mais ostensiva. E, nas áreas mais críticas, fazer parceria com Governo Federal para combater o crack", disse o petista ao ser questionado sobre as políticas para a segurança pública.

Entretanto, quando a pergunta foi sobre a participação do PT nacional na campanha do Governo do Estado, Camilo Santana limitou-se a responder: "Tranquilo, correu tudo bem com a campanha", declarou, entre risos. No Ceará, nem Lula nem Dilma pediram votos a Camilo Santana para não desagradar o PMDB do adversário do petista na disputa, Eunício Oliveira, que foi derrotado nas urnas.

Capital

O prefeito Roberto Cláudio afirma não saber o porquê de Camilo Santana ter perdido para Eunício Oliveira nos votos da Capital no primeiro turno. "É difícil a gente entender uma razão específica. Fortaleza é onde a campanha demora a esquentar em relação ao Interior. O recall do outro candidato e a própria característica dessa eleição. Tivemos uma Copa do Mundo aqui e depois a morte trágica de Eduardo Campos. Acabou demorando para as pessoas se ligarem na eleição".

Roberto Cláudio complementa que houve um esforço concentrado da campanha do PT para reverter os votos de Camilo na Capital. "Mantivemos uma campanha intensa em Fortaleza de carreatas, caminhadas e vários comitês. De mulheres, juventude e o próprio candidato andando na cidade. Houve uma intensificação da campanha na cidade", apontou.

Na tarde de ontem, um carro oficial do Exército circulou nos arredores do Colégio Batista, onde votou o prefeito Roberto Cláudio. Cerca de dez oficiais do Exército estavam no local, além de policiais militares.

Lorena Alves
Repórter

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Nenhum comentário: