Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Venham para a Alemanha



Um grupo de israelenses que vive em Berlim chocou seus compatriotas exortando-os a mudar para a Alemanha como uma alternativa muito mais barata para viver do que no Estado judeu.

"É hora de imigrar para Berlim", diz a página do grupo de língua hebraica no Facebook intitulada "Vamos imigrar para Berlim", que oferece dicas práticas para aqueles que procuram uma alternativa ao alto custo de vida em Israel.

Mas a página provocou raiva em Israel, onde o abandono do país é considerado, por muitos, como uma forma de deserção.

Altos aluguéis e os custos dos alimentos, em especial o queijo cottage, um “must” de Israel, estavam entre os gatilhos de um movimento de protesto popular que atingiu o pico em 2011, com um número recorde de israelenses de todas as esferas da vida tomando as ruas.

"A página é organizada por um grupo de israelenses que entende como você se sente, que também sofre com o custo extremo de moradia e alimentação em Israel", diz a página do grupo.
 
"Nós ajudamos a se adaptarem e se aclimatarem na nova cidade, um lugar onde não há preocupações sobre como fazer face às despesas. Onde não há necessidade de escolher entre comprar o queijo cottage no supermercado ou o envio de sua filha para atividades de enriquecimento cultural."

O site mostra o que diz ser um recibo de supermercado típico, mostrando itens como suco de laranja, leite, sobremesas lácteas, massas e queijos, a preços muito mais baixos do que o mais barato da cadeia de supermercados israelenses.

A existência do local fez a primeira página do jornal israelense Maariv provocar a ira do colunista político Ben Caspit.
 
"Vamos para o fato incompreensível que, 75 anos depois de Berlim balançar sob as botas do nazismo e da SS de Hitler, é como se nada tivesse acontecido", escreveu ele.

"Os israelenses estão migrando de volta para Berlim. É difícil para eles aqui, no único país judeu ... Eles se sentem confortáveis, em Berlim. Afora de todos os lugares do mundo, em Berlim."

O fenômeno não é novo.

Há apenas um ano, o ministro das Finanças Yair Lapid, que varreu o governo na aba dos protestos de 2011, condenou "todas as pessoas que estão fartas e partem para a Europa."

"Eu tenho pouca paciência para as pessoas que estão dispostas a jogar no lixo o único país que os judeus têm, porque é mais confortável em Berlim", ele postou no Facebook.

Fonte: http://www.coisasjudaicas.com/

Nenhum comentário: