Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mulheres e judaismo




As mulheres têm permissão para dançar com um rolo da Torá no feriado de Simchat Torah, segundo declaração de uma organização rabínica nacional de Israel. A organização Beit Hillel postou a informação religiosa em seu site. A decisão também incentiva sinagogas para serem mais inclusivas aos idosos, aos jovens e às pessoas com deficiência física durante a celebração do feriado, que inclui sete circuitos dos rolos da Torá, com canto e dança. Na comunidade ortodoxa mulheres geralmente não têm permissão para ler a Torá ou segurar um rolo da Torá. "As mulheres que consideram isto como importante são permitidas a dançar com um rolo da Torá, ou em torno de uma Torá que esteja em uma mesa no meio da dança," segundo o novo decreto religioso. "Na nossa geração, muitas mulheres são parceiras ativas em orações e nas classes de estudos, assim como elas são ativas em outras partes da vida da comunidade. ... Se a participação das mulheres em Simchat Torah ficar restrita a apenas observar a dança da seção separada para as mulheres, ou servirem apenas para organizar as mesas para kiddush, então esta será uma triste realidade." A decisão também recomenda outras ideias para envolver mais as mulheres nas celebrações Simchat Torá, incluindo a designação de uma mulher como a Kallah Torah, ou noiva da Torá, da mesma forma como um homem é designado como o Chatan Torá, ou o noivo da Torá, e certificar-se de que há espaço suficiente para a dança das mulheres, bem como consultar as mulheres sobre as músicas que serão cantadas.


Fonte: http://www.ruajudaica.com/

Nenhum comentário: