Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 20 de abril de 2020

3 igrejas da Califórnia processam o governador Gavin Newsom por ordem de proibição de reuniões


Um pastor, Patrick Scales, disse que acredita que pode ter serviços presenciais enquanto mantém os congregantes seguros.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, fala em frente ao navio-hospital USNS Mercy depois que ele chegou ao porto de Los Angeles em 27 de março de 2020. Carolyn Cole / Pool via AFP - Getty Images


14 de abril de 2020 às 18:59 -03
Por Minyvonne Burke


Três igrejas do sul da Califórnia processaram o governador e as autoridades locais por ordens que proíbem reuniões religiosas por causa da pandemia de coronavírus .

O governador Gavin Newsom emitiu uma ordem de permanência em casa em 19 de março para ajudar a retardar a propagação do coronavírus. A ordem diz que os residentes devem ficar em casa, exceto por necessidades ou empregos essenciais. Exige shopping centers fechados e estabelecimentos de varejo não essenciais para fechar.


Mas os pastores de três igrejas nos condados de Riverside e San Bernardino entraram com uma ação federal na segunda-feira no Distrito Central da Califórnia, dizendo que os serviços religiosos devem ser considerados essenciais porque são importantes para a "saúde espiritual da congregação".


Um pastor, Patrick Scales, disse que acredita que pode prestar serviços pessoalmente na Igreja da Família Shield of Faith, em Fontana, enquanto mantém os congregantes seguros.

Ele disse que os fiéis podem sentar-se com as unidades da família a um metro de distância e que todo mundo usaria máscaras quando estivesse dentro.

"Scales acredita que ele pode ter serviços pessoais na igreja enquanto faz todos os esforços para impedir o contato entre os fiéis aderindo às orientações de distanciamento social, assim como supermercados, lavanderias e dispensários de maconha estão implementando para manter seus clientes seguros", afirma o processo.

Scales disse que o culto na igreja é especialmente importante agora durante a pandemia e que ele deseja abrir suas portas "para ajudar a lidar com as necessidades físicas e espirituais de seus congregantes".

Wendy Gish, membro da Igreja da Família Shield of Faith, disse no processo que ela compareceria aos cultos se fosse permitido.

Brenda Wood, pastor sênior do Word of Life Ministries International em Riverside, realizou um culto na igreja na Páscoa. Wood disse que os fiéis seguiam as diretrizes de distanciamento social, usando máscaras e permanecendo em seus carros, estacionados a 1,5 metro de distância.

Ela pregou usando um sistema de amplificação portátil, de acordo com o processo. Wood disse que gostaria de continuar os serviços de drive-up todos os domingos.

Outro pastor, James Dean Moffatt, da Church Unlimited, em Indio, disse que imediatamente depois que soube do vírus, sua igreja foi limpa e desinfetada. Ele também forneceu materiais higienizantes para todos que entraram no prédio e incentivou os que estavam doentes a ficar em casa.

Moffatt realizou um culto em sua igreja em 5 de abril para marcar o Domingo de Ramos e foi multado em US $ 1.000 por violar a ordem do estado. O processo afirma que Moffatt "acredita que as escrituras o ordenam como pastor a impor as mãos e orar por elas", mas que ele não poderá fazer isso se não tiver permissão para realizar cultos presenciais.

Baixe o aplicativo NBC News para obter cobertura completa e alertas sobre o surto de coronavírus

Harmeet K. Dhillon, executivo-chefe do Center for American Liberty, a organização sem fins lucrativos da Califórnia entrou com o processo, disse à Associated Press que o estado não deve ser capaz de ditar como uma pessoa adora.

"Se um californiano é capaz de ir à Costco ou à loja de maconha ou loja de bebidas local e comprar mercadorias de uma maneira responsável e socialmente distanciada, então ele ou ela devem ter permissão para praticar sua fé usando as mesmas precauções", disse ela.

O processo acusa Newsom e outras autoridades locais de usar a pandemia "para expandir sua autoridade em comprimentos sem precedentes", privando os residentes de "direitos fundamentais protegidos pelas Constituições dos EUA e da Califórnia, incluindo liberdade de religião, discurso e assembléia".

O gabinete do governador não estava disponível imediatamente para comentar terça-feira.

Os pastores estão pedindo ao tribunal que declare que as ordens violam os direitos dos residentes à liberdade de religião e reunião.
Minyvonne Burke

Nenhum comentário: