Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 25 de abril de 2020

Foco de contágio de covid-19, frigorífico da JBS em Passo Fundo é interditado




Foto: Ministério Público do Trabalho/RS


Da Redação

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, anunciou nesta sexta-feira (24) a interdição da unidade do frigorífico da JBS em Passo Fundo. O anúncio foi feito após a fiscalização do órgão no frigorífico.

A auditoria apontou, entre outros problemas no frigorífico, o não cumprimento de regras de distanciamento seguro entre os funcionários, aglomerações durante a troca de turnos e não comunicação de casos suspeitos às autoridades sanitárias.

O termo de interdição foi entregue à empresa pelos auditores-fiscais do trabalho Edson Souza e Louise Tezza. Durante a fiscalização, iniciada na quarta-feira, foram constatados, até a noite do dia 23/4, 19 casos de trabalhadores confirmados com contaminação por covid-19 e duas mortes de parentes dos empregados. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, atualizados em 24/4, a empresa possui 20 empregados confirmados, 3 contatos próximos confirmados, 15 empregados suspeitos e 4 contatos próximos suspeitos. Além disso, apenas entre os dias 11 e 22/4, segundo informações da empresa, houve afastamento de 117 trabalhadores com suspeita de coronavírus.
Conforme os prontuários analisados pela fiscalização, foi constatado, por exemplo, caso de trabalhador com diversos sintomas característicos de covid-19 sendo diagnosticado apenas por exame clínico como caso de quadro de resfriado comum, sendo enviado imediatamente de volta ao trabalho com medicamentos apenas para atenuar os sintomas. Em outro exemplo, uma trabalhadora afastada por 14 dias por suspeita de covid-19 e seu cônjuge, que inclusive apresentava sintoma compatível com covid-19 (dor de garganta), não foi afastado e seguiu trabalhando normalmente, inclusive se utilizando do ônibus da empresa para deslocamento.
Passo Fundo está em segundo lugar no ranking estadual da propagação da pandemia, tanto em casos confirmados (73), quanto em número de mortes (6). Só fica atrás de Porto Alegre, que tinha, até a manhã desta sexta-feira, 420 casos confirmados, com 11 mortes.
Após o anúncio da interdição, a empresa divulgou nota oficial dizendo que “tem adotado todas as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção de cada um dos seus colabores” e que acredita que as atividades na unidade de Passo Fundo serão retomadas brevemente. Segue a nota da empresa:
“A JBS tem adotado  todas as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção de cada um dos colaboradores das suas fábricas, Centrais de Distribuição e escritórios. Incluem-se nessas medidas: desinfecção diária e periódica das instalações, medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade, afastamento de pessoas do grupo de risco, inclusão de novos EPIs como máscaras acrílicas, obrigatoriedade do uso de máscaras para 100% dos colaboradores incluindo a área administrativa, medidas de distanciamento social, vacinação contra gripe H1N1, entre outras ações.
Todas as medidas seguem as determinações dos órgãos de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, além de cumprir integralmente o protocolo da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia). Adicionalmente, a empresa contratou e está em total conformidade com as orientações das consultorias de renomados médicos e especialistas  sobre as práticas adotadas.
A Companhia esclarece ainda que adota protocolos detalhados e específicos e, no caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, é prestado imediato atendimento com total apoio a ele e seus familiares até seu pronto restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado de suas atividades e com acompanhamento integral. Além disso, a empresa inclui como procedimento-padrão a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha em caráter adicional.
A proteção dos seus colaboradores tem sido o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. Continuaremos pautados por esse princípio e confiamos em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente”.

Fonte: https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/coronavirus/2020/04/foco-de-contagio-de-covid-19-frigorifico-da-jbs-em-passo-fundo-e-interditado/

Nenhum comentário: