Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 27 de abril de 2020

Coisa de manezinho - "Boca de sorda"

Houve tempo em que a expressão acima entre aspas era usada na Ilha de SC e adjacências, embora eu não me lembre o significado.

O vocábulo SORDA é uma distorção da palavra AÇORDA, que corresponde a uma comida popular portuguesa.

O célebre escritor francês VICTOR HUGO dizia que tal prato era o peru dos pobres.

Fonte:https://docs.google.com/document/d/1xIuHMn4wez98UUDz-QwigwmBDXWgmUKbn2VwEd9epM/edit .

Outro escritor, este português e igualmente bastante conhecido, também referiu aquela comida popular de seu país:

JÚLIO DINIZ, em Serões da província/A heroína do romance, referiu aquele prato típico português: 

A açorda do major -  A açorda preparada pelo major teve um efeito monumental. José Urbano declarou-a a mais deliciosa comida que na sua vida tinha provado. E não obstante ao princípio não poder eximir-se em fazer uma careta, abrindo a boca para minorar o excesso dos condimentos, depois de costumar o paladar, reclamava repetições com uma insistência que lisonjeava um pouco o orgulho do major.

O escritor lusitano deixa antever que, mesmo quando condimentado em excesso, o prato motiva repetição pelos mais gulosos.

Pois nós, que descendemos de açorianos, precisamos começar a cultuar e consumir tal prato. Receitas não faltam na Internet.

Nenhum comentário: