Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 27 de abril de 2020

Ah!!! esse bicho "irracional" chamado cavalo

CARLOS TESCHAUER - História do Rio Grande do Sul dos dois primeiros séculos - Edit. UNISINOS - S. Leopoldo-RS/2002, vol. 1, p. 105: 

Um dos tuxauas conjurados havia levado o cavalo do padre Roque, mas, de abatido, o animal não pastava. Disseram por mofa os índios que o vieram ver: “Dá-se isso porque chora a morte do amo Roque…”

Ouvindo este nome, o animal começou a relinchar tristemente e, toda vez que era repetido o nome do amo, dava este e outros sinais de pesar, sendo como se derramasse lágrimas copiosas. 

Tentaram em vão montá-lo, pois cuspia a todo cavalheiro da sela: o que se deu até que um dos índios se lembrou de enfiar a batina do padre Roque. E, excitando a admiração de todos, obedeceu o animal, mas só enquanto o selvagem trouxesse aquela veste, visto que, mal largava a batina, não encontrava meio de domá-lo.

Um comentário:

Nicanor Azevedo dos Santos disse...

No dia em que a humanidade finalmente aprender a respeitar os animais e bem assim toda a flora terrestre, creio que chegará ao ápice da evolução. Antes disso, resta-nos fazer nossa parte enquanto por aqui estivermos.