Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tadjiquistão aprova lei que proíbe jovens de frequentar mesquitas


                  O governo do Tadjiquistão sancionou hoje (3) lei que proíbe crianças e adolescentes de frequentar mesquitas. Trata-se do primeiro caso desse tipo de proibição por parte de um governo.






O Tadjiquistão é a mais pobres das antigas repúblicas soviéticas. Cerca de 90% de sua população são de muçulmanos.

A lei tinha sido aprovada por unanimidade pelo parlamento em julho com o propósito de defender a laicidade do Estado. Mas se trata, na verdade, de uma resposta do governo aos muçulmanos fundamentalistas, que são os responsáveis por uma onda de atentados no país.

A partir de agora, de acordo com a lei, os pais ou responsáveis por jovens até 18 anos terão também de mantê-los em escolas laicas.

O presidente Emomali Rakhmon aprovou emenda ao código penal que pune até com 12 anos de prisão quem mantiver estabelecimento de ensino religioso. Em 1990, houve uma guerra civil que colocou em lados opostos rebeldes islamitas e forças de apoio a Rakhmon.

Após a queda do regime soviético, o Tadjiquistão parece ter hoje apenas duas opções: a ditadura de Rakhmon, que se mantém firme ao custo de muita violência, ou a teocracia de radicais islâmicos, que não seria menos truculenta.




Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: