Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como fonte de ômega 3, peixes são mais eficientes do que pílulas




Nicholas Bakalar
Do The New York Times


Comer peixes, rico em ômega 3, reduz o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas, segundo uma revisão de estudos publicada no jornal online BMJ, tomar suplementos com esse ácido graxo não tem o mesmo efeito.

Pesquisadores analisaram dados de 38 estudos, que incluíam quase 800.000 indivíduos e 34.817 incidentes cerebrovasculares. Os estudos variavam em tamanho e metodologia; alguns se baseavam em relatos de dietas, alguns em exames de sangue, e outros em suplementos. Os pesquisadores revisaram estudos com pessoas saudáveis e com pessoas que tiveram doença cerebrovascular.

Os dados mostram que a ingestão de duas a quatro porções de peixe por semana reduz o risco de AVC em 6%, comparado à ingestão de uma porção ou menos. Cinco porções por semana reduziram o risco do acidente em 12%. Mas os resultados dos ensaios clínicos que utilizaram suplementos de ômega 3 não apresentaram efeito significativo sobre o acidente.

O principal autor da revisão, Rajiv Chowdhury, epidemiologista da Universidade de Cambridge, acredita que o efeito benéfico do ômega 3 seja pequeno. "O peixe vem com um conjunto de nutrientes bons e apenas quantidades pequenas de gordura saturada. O que você não come quando você ingere peixe pode ser tão importante quanto ele”, disse Chowdhury. “Quando você come peixe com mais frequência come quantidades menores de proteínas potencialmente ruins, como a carne vermelha"., completa.


Fonte: UOL

Nenhum comentário: