Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Governo discute criação de sistema nacional para combater práticas de tortura




Ministra de Direitos Humanos terá reunião com o presidente da Câmara para discutir projeto de lei que trata do tema

iG São Paulo |


Atendendo a um compromisso firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o governo federal tenta tirar do papel a criação de um sistema nacional para combater a prática de tortura no País. No fim da tarde desta segunda-feira, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o presidente da Câmara, Marco Maia, vão se reunir para discutir a tramitação do projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, encaminhado pelo Executivo ao Congresso em setembro do ano passado. 



 

Agência Brasil
Maria do Rosário terá encontro com Marco Maia nesta segunda-feira

O compromisso de criar o órgão foi firmado pelo Brasil com a ONU como parte do processo que ratificou o Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura. De acordo com o governo, o projeto prevê que o sistema seja composto por duas instâncias básicas: o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura, composto por 23 pessoas indicadas pela Presidência da República, sendo a maioria da sociedade civil organizada; e o Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, que seria integrado por 11 peritos indicados pelo comitê.

Os peritos terão livre acesso, sem necessidade de aviso prévio, a instituições fechadas, como centros de detenção, estabelecimentos penais, hospitais psiquiátricos, instituições de longa permanência para idosos, instituições socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei e centros militares de detenção disciplinar. O objetivo é possibilitar o monitoramento dessas unidades.

O plano do governo é que o órgão fique sob comando da própria Secretaria de Direitos Humanos, podendo contar com parcerias firmadas nos Estados. A partir de hoje, uma equipe da secretaria já está encarregada de investigar denúncias de tortura contra presos.

A primeira medida tomada pela equipe foi viajar a Santa Catarina, para discutir com autoridades locais a onda de violência que atinge o Estado. Uma das linhas de investigação da Polícia Civil aponta que os ataques poderiam representar uma retaliação a supostos maus tratos contra detentos.


*Com informações da Agência Brasil, via ULTIMO SEGUNDO

    Nenhum comentário: