Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 17 de novembro de 2012

Governo federal vai à penitenciária catarinense para investigar denúncias



Penitenciária de São Pedro de Alcântara receberá representantes do DF.
Investigações apuram denúncias de maus-tratos e torturas contra presos.


Joana Caldas e Rodrigo Saccone Do G1 SC, com informações da RBS TV



Agentes do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República iniciam na segunda-feira (19) um trabalho na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. O objetivo da visita é apurar uma denúncia de que 69 presos teriam sido torturados no local.

De acordo com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, "maus-tratos, violências existentes dentro dos presídios acabam repercutindo também em violências do lado de fora". Na quinta (15), o Ministério Público de Santa Catarina havia montado uma força-tarefa para ouvir os presos da penitenciária de São Pedro de Alcântara. Autoridades do estado investigam a hipótese de que os ataques a ônibus e bases da polícia desde a segunda-feira (12) estejam relacionados às denúncias de maus-tratos em presídios do estado.

Na próxima segunda (19), também haverá uma reunião para definir o cronograma de ações e os estados a serem visitados pelos agentes do governo federal. Outra iniciativa será pressionar a Câmera dos Deputados para que seja aprovado ainda este ano o sistema nacional de prevenção e combate à tortura. O projeto dá autonomia para que peritos vistoriem as penitenciárias sem aviso prévio.

Nenhum comentário: