Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Governo reconhece 'aperto' no abastecimento de combustível

RENATA AGOSTINI
DIMMI AMORA

O governo reconheceu que o país passa este ano por uma situação mais complicada de abastecimento de combustíveis, mas descartou que ocorram problemas graves de fornecimento nos próximos meses.

"É uma situação de mais aperto. Mas não estamos preocupados. A ANP (Agência Nacional de Petróleo) está acompanhando o assunto e nos garantiu que está tranquila", disse Marco Antônio de Almeida, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia.

Ele afirmou, no entanto, que podem ocorrer "problemas pontuais" em algumas regiões do país.

"Não descarto, mas serão problemas específicos. Pode ser que ocorra até em regiões que não foram elencadas como vulneráveis", explicou.

Segundo o secretário, a Petrobras também relatou ao governo que está fazendo o necessário para que não ocorram interrupções no abastecimento de gasolina e de outros derivados de petróleo este ano.

GASOLINA

Conforme a Folha informou no domingo (4), desde o mês passado o governo passou a discutir em reuniões com a Petrobras, a ANP e as distribuidoras um plano de emergência para evitar a falta de combustível nos postos no fim do ano.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste são as que necessitam de reforço na estrutura de distribuição, além dos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.

A preocupação do governo surgiu diante do forte crescimento no consumo de gasolina, que este ano passará pela primeira vez dos 36 bilhões de litros, e pelo fato de que há pico na demanda pelo combustível nos meses de novembro e dezembro.

Para atender a alta nas vendas de gasolina, o país tem sido obrigado a aumentar as importações do produto, o que tornou a logística de distribuição mais complexa.

Podem ocorrer atrasos na chegada dos navios que trazem o combustível nos portos, ou ainda no transporte do produto entre um Estado e outro, que é feito por meio de caminhões.

Fonte: FOLHA DE SP

-=-=-=-=-=

Enquanto a ameaça de colapso no abastecimento se concretiza...


Vendas de veículos batem recorde para outubro

DA REUTERS

As vendas de veículos novos registraram um crescimento de 21,8% em outubro em relação ao mesmo mês de 2011, para um total de 341,7 mil unidades. O volume, que representa um avanço de 18,6% na comparação com setembro, tem o melhor desempenho para o mês na história do setor.

O resultado elevou o acumulado até outubro para 3,13 milhões de unidades, um avanço de 5,7% em relação a igual período do ano passado.

O desempenho de outubro ocorreu em meio a um número de dias úteis maior do que em setembro e com a continuação da política do governo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), implementada no final de maio para incentivar as vendas do setor.

Mesmo diante do avanço no mês, a Fenabrave reduziu pela metade a expectativa de crescimento nas vendas para automóveis e comerciais leves neste ano. A estimativa é de um avanço de 4% a 4,8%, até 3,6 milhões de unidades, ante projeção anterior de 8%.

Segundo a Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves de outubro somaram 326,9 mil unidades, 17,8% acima do verificado em setembro e 24% a mais que o registrado em outubro de 2011.

A Fiat encerrou outubro na liderança do segmento de automóveis e comerciais leves, com licenciamentos de 80.797 unidades, elevando sua participação no total das vendas para 24,7% ante 21,7% em outubro de 2011.

A Volkswagen registrou vendas de 70.562 unidades em outubro, seguida por General Motors, com 54.065 veículos, e Ford, com licenciamentos de 29.936 unidades.

Já as vendas de caminhões, em queda desde o início do ano pela mudança de padrões de motor, mostraram reação. O volume cresceu 48% na comparação com setembro, para 12.543 unidades, mas ainda ficou 9,6% abaixo de outubro de 2011.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: