Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Israel reconhece que matou dirigente palestino em 1988, diz jornal

Abu Jihad, nome de guerra usado por Khalil al Wazir, foi um dos fundadores do Fatah e braço direito de Yasser Arafat

Wikicommons
 

Pela primeira vez de forma oficial, Israel reconheceu que esteve por trás do assassinato do dirigente palestino Abu Jihad, ocorrido em 1988 em uma ação de seus serviços secretos na Tunísia, informa nesta quinta-feira (01/11) o jornal Yedioth Ahronoth.

Em um testemunho censurado há anos e divulgado apenas agora, após seis meses de batalha legal por parte do jornal, a Censura israelense permitiu divulgar informação em primeira pessoa sobre a operação que matou o então número 2 da OLP (Organização para a Libertação da Palestina).

"Abu Jihad estava relacionado com ato horrendos contra civis", disse ao jornal há 12 anos um dos oficiais israelenses em campo, Nahum Lev, falecido em 2000 em um acidente de trânsito e cujo testemunho ficou desde então sob censura oficial. Lev liderou o pelotão de reconhecimento da Unidade de Elite da Marinha (Shayetet 13) que foi à Tunísia, onde era esperado por agentes do Mossad que seguiam os passos do dirigente palestino.

A revogação da censura representa o reconhecimento de fato do assassinato por Israel, segundo o jornal. Abu Jihad era o nome de guerra usado por Khalil al Wazir, braço direito de Yasser Arafat e que era acusado por Israel de alguns dos atentados mais sangrentos contra civis e militares israelenses nos anos 70 e 80. Foi ele quem, segundo os serviços secretos israelenses, orquestrou em 1978 o atentado em uma estrada litorânea perto de Tel Aviv que matou 37 israelenses que viajavam em um ônibus público.

Dez anos depois, foi atribuído a ele um ataque parecido contra um ônibus que transportava funcionários de uma usina nuclear no deserto do Neguev, no qual morreram três agentes de segurança da instalação. O dirigente palestino, que estava entre os fundadores do movimento Fatah e tinha conseguido diluir as divergências entre as diversas facções palestinas após a saída da OLP do Líbano, em 1982, até engrenar a primeira Intifada na Cisjordânia e em Gaza, foi assassinado no segundo andar de sua casa.

Sobre as incontáveis especulações sobre como ele morreu, entre elas a de se dormia no momento ou a de se sua mulher presenciou os fatos, Lev conta que ele mesmo tinha escolhido a pessoa que devia fazer o disparo fatal e que "parecia que ele tinha uma pistola na mão". "Depois eu desferi uma rajada nele, tomando cuidado para não ferir sua mulher, que estava no local. Ele estava morto. Outros soldados se certificaram atirando de novo", explicou. As diversas versões desde então coincidem que Abu Jihad recebeu dezenas de disparos - segundo algumas, até 70.

Fonte: OPERA MUNDI

Nenhum comentário: