Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 17 de novembro de 2012

O que é a circuncisão no judaísmo?


 by Jorge Magalhães 


A circuncisão('brit'- em Hebraico), ou seja, a iniciação do judeu do sexo masculino na qualidade de integrante pleno do povo judaico, é praticada em obediência ao segundo dos 613 mandamentos da Toráh:"Este é meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua semente depois de ti: que todo varão será circuncidado" (Gên.17:10).

A circuncisão é realizada no oitavo dia após o nascimento. Aquele que realiza a circuncisão chama-se 'Mohel', apesar de que qualquer cirurgião possa faze-lo recitando as bençãos necessárias. O 'Mohel' é um especialista capaz de faze-lo tão bem ou até mesmo melhor, uma fez que ele tem uma experiência muito maior do que qualquer cirurgião.

Porém,caso o pai seja capaz de realizar a circuncisão, terá que faze-lo, não podendo delegar a função a nenhum outro. Originalmente apenas o pai podia realizar a circuncisão. Isto começou com Abraão que circuncidou Isaac quando este tinha 8 dias de vida. Posteriormente esta função passou a ser realizada por um 'Mohel'. 

De acordo com a Toráh (Exodus), Zippora, mulher de Moisés, realizou a circuncisão de seu filho; porém o Talmud afirma que ela não realizou completamente a circuncisão , esta foi a maneira dos rabinos de dizer que a circuncisão é uma obrigação do homem. 

Porém, posteriormente, as autoridades judaicas declararam que as mulheres estariam autorizadas a realizar a circuncisão caso não houvesse um homem competente por perto.

A circuncisão é considerada mais importante que qualquer mandamento, portanto, não importando que dia seja, mesmo 'Sabbath'ou 'Yom Kippour''. 

A única coisa capaz de retardar a circuncisão é o infante ter nascido prematuramente ou com alguma doença, neste caso será realizada sete dias após sua recuperação; e o dia de sua recuperação será considerado o do seu nascimento.

Fnte: COISAS JUDAICAS

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.