- (...) Um
famoso bruxo que viveu no ano 1043 e residia nas ruínas de um castelo nos
arredores de Veneza, foi o criador de uma receita que inclui esterco de cavalo para fabricar uma espécie de vela usada em Magia Negra – São
Cipriano, o Bruxo – Pallas Editora e Distrib. Ltda/RJ/2000, p. 215.
-=-=-=-=-
-=-=-=-=-
Movimento passe livre organizou ato simbólico nesta quinta-feira
Escada da Prefeitura de Florianópolis ficou cheia de fezes
Foto: Osíris Duarte / Divulgação
Foto: Osíris Duarte / Divulgação
Um grupo de integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) jogou fezes de cavalo na calçada e nas escadas da Prefeitura de Florianópolis na manhã desta quinta-feira. O ato de protesto contra o novo edital de transporte público da Capital aconteceu por volta das 8h. Segundo o MPL, eles só estavam devolvendo para o Prefeito aquilo que recebem diariamente.
O comandante da Guarda Municipal, Jean Carlos Cardoso, informou que os manifestantes levaram os dejetos em baldes, colocaram cartazes e se dispersaram, sem nenhum confronto. Logo em seguida as fezes foram retiradas por funcionários terceirizados que cuidam da limpeza da Prefeitura.
O prefeito Cesar Souza Junior lamentou o ocorrido, e disse que a Polícia vai apurar o acontecido e punir os responsáveis:
— Foi uma lamentável agressão contra a cidade, promovida por um pequeno grupo de pessoas que ao invés de apresentar propostas concretas para melhorar a licitação do transporte coletivo age dessa forma — declarou.
Na opinião do Movimento Passe Livre, o novo edital não prevê mudanças estruturais e não aponta soluções para os problemas de transporte coletivo da cidade. Eles afirmam que o Prefeito não tem coragem de enfrentar os empresários do transporte para defender os direitos dos usuários do transporte.
Em uma carta divulgada para a população, o MPL dizia que "As fezes que depositamos aqui hoje são meramente simbólicas e completamente inofensivas se comparadas com aquilo que a prefeitura está fazendo com a nossa cidade. Eles não querem nos ouvir, mas nós nos faremos escutar".
-=-=-=-=
Outras curiosidades sobre esterco de cavalos:
- Conforme MYRIAN ELLIS - A baleia no Brasil colonial - Edit. Melhoramentos e Edit. da USP/SP/1969, pág. 73, já se fez uso de esterco de cavalo na composição da massa de sentar tijolos, como aglutinante.
PEDRO FERNANDEZ DE ANDRADA - Libro de la Gineta de Espana - 1.598,
Noticia o uso do esterco de cavalo como remédio para humanos, dizendo: el estiercol restaña la sangre, y quita el dolor de la yjada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário