Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Falou e disse!

Papa deve sair, diz investigador belga de pedofilia na igreja

O psiquiatra de crianças Peter Adriaenssens (foto), ex-presidente da comissão investigadora de abusos sexuais na Igreja Católica belga, disse que, diante do que foi apurado não só na Bélgica, mas em vários países, a melhor coisa que Bento 16 deveria fazer era renunciar . 

"O papa deve pregar pelo exemplo", disse ele ao jornal flamengo De Morgem. “Bento 16 tem de sair em vez de se contentar em expressar seu pesar, porque há uma diferença entre ser responsável e assumir a responsabilidade.”
Adriaenssens deixou a presidência da comissão porque estava sendo pressionado pela hierarquia da igreja belga depois que divulgou um relatório revelando que, nas últimas décadas, mais de 450 crianças foram abusadas por padres em internatos mantidos pela igreja. Treze delas se suicidaram. O psiquiatra presidia a comissão a pedido da Conferência Episcopal, a CNBB da Bélgica.
Ele lembrou o caso do ministro de Justiça belga Stefaan De Clerck, que teve a decência de se demitir após a fuga de Marc Dutroux, um estuprador e assassino de meninas.

Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, respondeu que não dá para comparar De Clerck como Bento 16 porque “a natureza da autoridade eclesiástica é muito diferente das autoridades correspondentes em outras instituições, como as políticas”.

Independente disso, afirmou Lombardi, não há nenhuma necessidade da renúncia do papa, porque, além de estar ouvindo as vítimas, ele tem dado “respostas concretas compatíveis com a gravidade dos fatos”.

Com informação da Efe e do site Religión Digital.
 
Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: