Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Recomendação de leitura

No espocar dos fogos pelo salvamento dos mineiros chilenos, deve-se aproveitar para refletir seriamente sobre as condições de trabalho de tal categoria de trabalhadores mundo afora, inclusive aqui em Santa Catarina, onde, com freqüência preocupante, morrem obreiros vitimados principalmente por soterramento e explosões.
Já referi certa vez neste blog, mas não custa repetir a referência a um escritor que à sua época era tido como partícipe do movimento chamado "naturalismo", de origem francesa, chamado EMILE ZOLÁ, autor da obra Germinal, que cuida exatamente das condições de vida e trabalho dos mineiros e das suas famílias.
O livro é sensacional e revela que na França de então, não só pessoas trabalhavam em condições adversas no subsolo, mas também cavalos.
Não vou discorrer mais sobre a obra, que merece ser lida por todos.

Nenhum comentário: