Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Fé em Deus e pé na Web

Religiões ‘invadem’ a Internet com informações, serviços e cultos on-line


POR LOUISE PERES


- Hoje a Internet agiliza a comunicação, o trabalho, o pagamento de contas, as compras... e também a vida espiritual! A fé e a religião invadiram a Web e sites da Rede se tornaram, além de fontes de informação, espaços de prática religiosa. É possível assistir missas, pedir consultas espirituais, acender velas virtuais, encomendar orações e até mesmo se confessar. As opções são variadas e mobilizam ‘devotonautas’ de todas as crenças.

O GodTube (www.godtube.com), o YouTube cristão, traz vídeos relacionados à fé e à doutrina cristã. Entre eles, trailers de filmes, clipes e até vídeos de ‘stand up comedy’ sobre temas bíblicos. Já o site www.confessar.com.br é um confessionário on-line, onde o usuário pode compartilhar seus pecados anonimamente na web.

A Internet tem funcionado como um braço, expandindo o alcance das comunidades religiosas. Evangélicos criaram a UBE (www.ubeblogs.net), ponto de encontro virtual da União de Blogueiros Evangélicos, que escrevem sobre a doutrina cristã. Já o portal da Federação Espírita Brasileira (www.febnet.org.br) traz informações sobre o espiritismo no Brasil e até uma seção de mídia espírita no país, com link para a TV online CEI, com programação 24 horas. O WebJudaica (www.webjudaica.com.br), site sobre judaísmo, publica notícias, links para comunidades e calendário de festas.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Padre Jefferson com equipe do on-line: “tecnologias aproximam Igreja e comunidade” | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Em tempos de redes sociais, as comunidades têm utilizado a força da Web para mobilizar e atrair fiéis. A Arquidiocese do Rio de Janeiro criou a Pastoral da Comunicação, responsável pelo portal www.arquidiocese.org.br e pelos perfis no Twitter (@arqrio), Facebook e pela comunidade no Orkut. “Desde 2005, o Vaticano tem insistido para que a Igreja use tecnologia e mídias digitais para evangelização”, explica o padre Jefferson Gonçalves, assessor eclesiástico para redes sociais da diocese. Para ele, a Internet colabora para aproximar a Igreja e a comunidade. “É mais um canal de comunicação, mais uma maneira de estar perto de Deus”, afirma.

Os mais religiosos também encontram na Rede um meio para manifestar sua fé. Foi pensando nisso que o empresário paulista Maurício Zanzini, 51 anos, decidiu criar o meusanto.com.br, um site de promessas pela Internet. Após receber uma graça de Santo Expedito, ele criou um site em homenagem à fonte de devoção.

Com o tempo, outros santos foram incluídos e a página se tornou uma central de pedidos on-line. Após se cadastrar, é só escolher seu santo de devoção e escrever um pedido anônimo. Para pagar a promessa e agradecer o milagre, o usuário desembolsa R$50 para que mil pessoas cadastradas no site recebam um santinho virtual por e-mail.

Virtual não exclui real

Apesar de aproximar as pessoas e contribuir para a disseminação da fé, a Internet não dispensa as práticas tradicionais da religião. Paulo César Fructuoso, membro do Centro Espírita Frei Luís, lembra que o convívio com a comunidade é parte fundamental do exercício da religião. “É uma maneira de se integrar, trocar experiências e evoluir. Nosso grupo trabalha com ajuda espiritual e o encontro presencial é indispensável”, diz.

Padre Ramon Nascimento, celebrante auxiliar da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, é categórico: “A confissão só é válida na presença de um sacerdote. A penitência é um sacramento e o perdão só pode ser concedido por um padre. É necessário o contato pessoal”, explica.

Para ele, o potencial da Internet deve ser usado para divulgar a religião e complementar o exercício da fé. Como exemplo, ele cita a novena de Nossa Senhora da Paz realizada por ocasião da festa da padroeira, em julho, cujo conteúdo foi publicado no site oficial da paróquia (www.nspaz.org.br).

Através da página, o fiel poderia acessar as reflexões de cada um dos nove dias e fazer suas orações em qualquer lugar, mesmo se ele não pudesse comparecer à igreja.

Fonte: O DIA

Nenhum comentário: