Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 17 de outubro de 2010

As ruas da França gritam novamente

O nanico, porém truculento, Sarkozy enfrenta mais uma crise interna

 

França: prossegue a mobilização, em meio à possibilidade de desabastecimento

Agência AFP

PARIS, 16 Out 2010 (AFP) -A mobilização contra a reforma do sistema de aposentadoria se mantinha na França com um novo dia de ação que reuniu entre 825.000 e 3 milhões de manifestantes e uma greve nas refinarias que faz temer o desabastecimento de combustível nos aeroportos parisienses.
Pela quinta vez consecutiva, os franceses se manifestaram contra esta reforma impopular que prevê o aumento da idade mínima de aposentadoria de 60 para 62 anos.
Como acontece desde o início do movimento, governo e sindicatos apresentam contagem diferente sobre a participação popular.
Segundo o ministério do Interior, 825.000 pessoas foram às ruas (50.000 em Paris), no "mais baixo nível de participação" registrado desde setembro.
A CGT, um dos principais sindicatos franceses, contou "cerca de três milhões" de pessoas nas ruas (310.000 na capital).
Os sindicatos já convocaram um novo dia de greve para a próxima terça-feira, véspera da votação no Senado do texto, já aprovado pela Assembleia Nacional.
Neste sábado, o conjunto das 12 refinarias francesas estavam em estado de greve e 10 pararam, informou a União francesa das indústrias de petróleo (Ufip), enquanto grevistas continuavam a bloquear alguns depósitos de combustível.
O temor ao desabastecimento é uma realidade e a ministra da Economia Christine Lagarde exortou os franceses a "não entrarem em pânico". A França está preparada, informou ela, indicando que há estoque de combustível em quantidade suficiente para várias semanas.
Mas os aeroportos franceses poderiam enfrentar a falta de querosene já no início da semana: o oleoduto que abastece os aeroportos parisienses está funcionando de maneira descontínua e o Roissy não dispõe de reservas - apenas até a noite de segunda ou terça-feira, segundo o ministério da Ecologia.
Centenas de postos de gasolina estão fechados ou afetados. Os proprietários de veículos preocupados enfrentam filas nas bombas.
O governo havia autorizado quinta-feira o desbloqueio de uma parte das reservas comuns de combustível (10 a 12 dias de consumo), mas excluiu a possibilidade de tocar nas reservas estratégicas.

Fonte : JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: