Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 17 de outubro de 2010

E AGORA?


Protesto em Tel Aviv contra juramento de fidelidade a Estado judeu

Agência AFP
TEL AVIV  - Milhares de israelenses judeus e árabes se manifestaram, na noite deste sábado (16), gritando palavras de ordem como "Não ao fascismo, sim à democracia", contra um controverso projeto de lei que exige aos candidatos à cidadania jurar fidelidade a "Israel, ao Estado judeu e democrático", comprovou a AFP.
O protesto foi organizado pelos partidos de oposição de esquerda e por organismos de defesa dos Direitos Humanos para protestar contra o aval dado no domingo passado pelo governo de direita de Benjamin Netanyahu a esta emenda da lei.
Os manifestantes marcharam pelas ruas centrais de Tel Aviv até a sede do ministério da Defesa, exibindo cartazes com inscrições como "Judeus e árabes nos negamos a ser inimigos" e "Não ao ódio".
Durante o desfile, foram ouvidas vaias contra o premier e contra o chefe da diplomacia israelense, Avigdor Lieberman, cujo partido, Israel Beiteinou, impulsionou esta emenda, que ainda deve ser aprovada na Knesset (Parlamento) para entrar em vigor.

Manifesto é contra juramento de fidelidade a Estado judeu Fotos: AFP
Manifesto é contra juramento de fidelidade a Estado judeu Fotos: AFP
Fonte: JORNAL DO BRASIL
Este projeto de emenda da lei de 1952 sobre a cidadania provoca duras críticas na minoria árabe de Israel (20% da população), que a considera "racista", sobretudo porque atinge os palestinos que se instalam em Israel após se casarem com árabes israelenses.

Nenhum comentário: