Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Brasil pode sofrer desabastecimento de energia e de gás, diz Firjan


A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu nesta quarta-feira um comunicado em que alerta para o risco de desabastecimento de energia e de gás no Brasil no final deste ano e no início de 2013.

Segundo a entidade, o nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra a maior parte dos reservatórios do país, representa atualmente apenas 29% da capacidade total de armazenamento.

A Firjan acrescenta que há pouco espaço de manobra uma vez que "praticamente todas as termelétricas disponíveis já estão em operação, não havendo, mais, portanto, margem para aumento significativo da geração térmica".

A entidade disse também que o cenário é agravado pela dificuldade logística de abastecimento dessas usinas, operadas a óleo combustível e a diesel, e pela previsão de chuvas abaixo da média histórica para os próximos anos, o que intensificaria a redução da capacidade dos reservatórios.

Ainda de acordo com a Firjan, "com a elevada demanda de gás natural para suprimento das térmicas, as distribuidoras estaduais podem ter de exercer junto a clientes industriais as cláusulas de flexibilidade e de interruptibilidade dos contratos, o que provocaria impactos negativos na atividade industrial brasileira".

Fonte: BBC

Nenhum comentário: