Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 1 de dezembro de 2012

Fraude em prontuário encobriria atuação de enfermeiros no lugar de médicos


Sheila Oliveira

Saulo Araújo


A suspeita de falsificação de documentos para esconder a troca ilegal de médicos auxiliares por técnicos em enfermagem durante cirurgias realizadas em hospitais particulares do Distrito Federal será investigada. O Correio teve acesso a documentos que comprovam a prática em um dos principais estabelecimentos da capital do país, o Hospital Anchieta, em Taguatinga (veja fac-símile). Em fichas nas quais os especialistas descrevem os procedimentos adotados nas intervenções cirúrgicas, a mesma equipe aparece como responsável por operar duas pacientes, no mesmo dia e em horários coincidentes. Algo impossível de ser realizado, segundo profissionais da área.


Os dois prontuários filmados por um técnico em enfermagem mostram horários sobrepostos de cirurgias que teriam sido feitas pela mesma dupla de médicos

De acordo com denúncia dos funcionários da instituição, os dois cirurgiões deveriam tratar de apenas uma paciente. No entanto, para lucrar mais dos planos de saúde, optaram por se dividir, ignorar as regras do Conselho Regional de Medicina (CRM) — que obriga a participação de médicos assistentes nas cirurgias — e trabalhar apenas na companhia de um empregado de nível médio, sem conhecimento aprofundado em anatomia e, portanto, despreparado para o ofício.

As fichas foram preenchidas no último dia 9. Um dos relatórios sugere que uma paciente deu entrada na sala de operação às 10h30 e o procedimento foi concluído ao meio-dia. Às 11h40, segundo as anotações, os mesmos médicos iniciaram um nova cirurgia em outra mulher. O funcionário do Anchieta autor das denúncias garante que tais irregularidades ocorrem há três anos, com a conivência dos gestores. “Desde 2009, isso vem ocorrendo no centro cirúrgico e pode ser comprovado pelos relatórios das cirurgias. Cansamos do desvio de função e da pressão psicológica”, protesta.


Nenhum comentário: