Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 28 de junho de 2015

Até tu, Chico? - Papa Francisco pede para mascar coca em visita à Bolívia, em julho

Quem sabe ele manda substituir a hóstia por folha de coca?
Se o fizesse, conseguiria animar os católicos nas missas, bem mais do que os evangélicos e umbandistas nos seus cultos.
Mas, então, acho que a ICAR faria de tudo para tornar-se dona das plantações.
Terá sido este o assunto discutido com Evo Morales?

-=-=-=-=

A prática é comum entre os turistas para combater os efeitos dos 3,6 mil metros de altitude de La Paz

France Presse

O papa Francisco pediu para mascar coca, a folha consumida massivamente e tradicional entre os indígenas bolivianos, durante sua próxima visita à Bolívia de 8 a 10 de julho, informou neste domingo (28/6) o ministro da Cultura, Marko Machicao. "Ele nos disse especificamente que quer mascar coca", informou Machicao à rede de tv estatal. A infusão costuma ser a prática usual entre os turistas para combater os efeitos dos 3.600 metros de altitude de La Paz.

Um líder campesino, Rodolfo Machaca, anfitrião da cúpula social dos povos, que visitará Francisco na Bolívia, confirmou a versão de Machicao. "Na sua chegada (a La Paz) ele irá mascar a folha de coca", afirmou ao mesmo veículo. A folha de coca, principal insumo para a produção de cocaína, também é consumida em seu estado natural em algumas províncias do norte da Argentina, terra natal do papa Jorge Mario Bergoglio.

Em 2013, a ONU readmitiu a Bolívia em sua Convenção de 1961 sobre drogas, com a inclusão da reserva ao hábito de mascar folhas de coca, um ano depois queLa Paz denunciou a convenção que bania a prática ancestral.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/

Nenhum comentário: