Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 24 de junho de 2015

EUA - ALIADOS OU "TRAIRAS"?


EUA espionaram os três últimos presidentes da França

NSA grampeou os telefones de Chirac, Sarkozy e Hollande, segundo Wikileaks




O presidente francês, François Hollande, fala com a imprensa na última segunda-feira em Bruxelas / ERIC VIDAL (REUTERS)

Os três últimos presidentes da França — Jacques Chirac (1995-2007), Nicolas Sarkozy (2007-2012) e François Hollande (desde maio de 2012) — foram espionados pelos serviços secretos dos Estados Unidos, que gravaram muitas de suas conversas telefônicas, segundo informa o Wikileaks em seu site. A organização, que há anos divulga assuntos secretos da Agência Nacional de Segurança (NSA)dos EUA, afirma que seus espiões tinham grampeado inclusive o celular de Hollande e de vários de seus assessores, assim como o do embaixador da França em Washington.

Uma conversa registrada pela NSA aconteceu em 22 de maio de 2012 entre o presidente francês e a chanceler alemã, Angela Merkel. Essa conversa, segundo conta o jornal digital Mediapart, é resumida assim pela NSA em uma nota: “Hollande encontrou a chanceler ofuscada pelo pacto orçamentário e, sobretudo, pela Grécia, que ela deixou cair”. “Hollande está muito preocupado com a Grécia”.

Outra conversa gravada ocorreu em 18 de maio de 2012, só três dias depois da posse de Hollande, desta vez com seu primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault. Os serviços de informação norte-americanos contaram que Hollande está disposto a “consultas secretas” com os sociais-democratas alemães, com cujos dirigentes se entrevistou em Paris em junho daquele ano.

  • Enviar para LinkedIn0

Nenhum comentário: