Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 5 de junho de 2015

RELIGIÃO - MERCADO CONCORRIDO - POR QUE A SURPRESA?


Iurd de Portugal se queixa de ‘concorrência’ de centro espírita


Igreja alegou que é 
detentora da marca
'centro de ajuda'

A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) protocolou na Justiça de Portugal uma queixa de “concorrência desleal” contra três entidades de serviços religiosas que usam as “marcas” "centro de ajuda" e "centro de ajuda espiritual".

Portugueses ficaram surpresos porque esse tipo de queixa é feito por empresa, e não por igreja, que, ao menos em tese, não tem como objetivo o “lucro” e, portanto, nem “concorrentes”.

A Universal registrou uma queixa-crime no Diap (Departamento de Investigação e Ação Penal) do Ministério Público da cidade do Porto contra as instituições “Consultas Espirituais Tarot”, “Centro de Ajuda Espiritual” e “Consultas com Charuto e Tarot”.

A igreja alega, no processo, que está sendo prejudicada porque as placas publicitárias de suas concorrentes usam “marcas” registradas no nome dela.

O Diap arquivou a queixa por entender que, com base no Instituto de Propriedade Industrial, expressões como “ajuda espiritual” não pode ser de uso exclusivo de ninguém.

A vara de instrução criminal do Porto também não levou o caso adiante.

A Justiça assim se manifestou: “Alegando a assistente [a Universal] que os seus serviços de ajuda espiritual têm natureza espiritual e não econômica, não pode a mesma ser considerada ofendida”.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: