Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sobre a importância de se estimular o pensamento crítico



Cético critica associação entre conhecimento científico e ateísmo



Para Radford, é contraproducente
forçar as pessoas a terem um lado

Benjamin Radford (foto), 41, editor da revista americana Skpetical Inquirer, criticou os divagadores da ciência — tendo à frente o biólogo britânico Richard Dawkins — que associam o conhecimento científico ao ateísmo. “Discordo de Dawkins”, disse. “Forçar as pessoas a escolherem um lado, ou a ciência ou a religião, pode ser contraproducente.” 

De passagem pelo Brasil, Radford, que diz ser um “cético profissional”, afirmou que não lhe agrada a postura binária do “estar comigo ou contra mim”. Disse que não faz nenhuma restrição a quem for religioso e nem tentará convertê-lo à descrença. Afirmou que conhece céticos que, embora rigorosos com tais, acreditam em Deus. 

Ele admitiu que Dawkins tem feito um “trabalho fantástico” ao explicar ao grande público a teoria da evolução, principalmente porque o sistema educacional não está estimulando a ciência nem o pensamento crítico

"Uma coisa que claramente não está dando certo é a educação", disse, conforme relato de Reinaldo José Lopes, da Folha de S.Paulo. “Precisamos fazer com que o pensamento crítico seja uma ferramenta para a vida, ensinada nas escolas, como parte integrante das disciplinas." 

Formado em psicologia, Radford nasceu no Novo México, Estados Unidos. Ele investiga supostas ocorrências extraordinárias, como pessoas que afirmam ter sido abduzidas por extraterrestres e relatos sobre supostos monstros que chupam sangue de animais na América Latina — os chupa-cabras. Um dos seus livros se chama “Em Busca do Chupa-cabras: A Fera Vampira como Fato, Ficção e Folclore”. 

Afirmou que as pessoas sempre vão acreditar em “maluquices”, porque isso faz parte da natureza humana. 

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: