UE condena lapidação de casal maliano e pede fim "de barbaridade"
A União Europeia condenou, esta terça-feira, a lapidação de um casal não casado no norte do Mali e pediu que "seja posto fim a uma tal barbaridade".
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, "está profundamente preocupada com a situação dos direitos humanos no norte do Mali", declarou o seu porta-voz.
"Ela condena firmemente a presumível execução por lapidação de um casal em Aguelhok por radicais islâmicos e insiste na necessidade de se por fim a uma tal barbaridade e de se respeitarem os direitos humanos universalmente reconhecidos", adiantou.
Ashton "lembra que a União Europeia se opõe à pena de morte em quaisquer circunstâncias e à execução por lapidação, pena particularmente cruel e desumana".
Radicais islâmicos mataram no domingo por apedrejamento um casal não casado em Aguelhok, no norte do Mali, o primeiro caso conhecido na região desde a sua ocupação por grupos armados de radicais islâmicos há quatro meses, afirmaram na segunda-feira dois eleitos da região.
Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS (Pt)
-=-=-=-
Lapidação (pena de morte)
Índice |
No judaismo
A lei mosaica, expressa nos primeiro cinco livros tanto da Bíblia Cristã como da Bíblia Hebraica, prevê a morte por apredrejamento em dezoito situações:[1]- Bestialidade cometida por homem.
- Bestialidade cometida por mulher.
- Blasfêmia
- Relações sexuais com uma virgem comprometida.
- Relações sexuais com enteada.
- Relações sexuais com mãe.
- Relações sexuais com madrasta.
- Ao amaldiçoar os pais.
- Instigar indivíduos à idolatria.
- Idolatria.
- Instigar comunidades à idolatria.
- Necromancia.
- Sacrificar o próprio filho ao deus Moloch.
- Homossexualidade masculina.
- Pitonismo.
- Rebeldia dos filhos contra os pais.
- Desrespeitar o shabat.
- Bruxaria.
No cristianismo
Na Mitologia Cristã, segundo a Lei Mosaica, a lei escrita diretamente pelo dedo de Deus nas tábuas dadas ao Profeta Moisés no Monte Sinai, há várias razões que podem condenar uma pessoa à morte por apedrejamento:- Sacrifícios e culto a divindades pagãs:
- "7 Se seu irmão, filho de seu pai ou de sua mãe, ou seu filho, sua filha, ou a esposa que repousa em seus braços, ou o amigo íntimo quiser seduzir você secretamente, convidando: ‘Vamos servir outros deuses’ (deuses que nem você nem seus antepassados conheceram, 8 deuses de povos vizinhos, próximos ou distantes de você, de uma extremidade da terra à outra), 9 não faça caso, nem dê ouvidos. Não tenha piedade dele, não use de compaixão, nem esconda o erro dele. 10 Pelo contrário: você deverá matá-lo. E para matá-lo, sua mão será a primeira. Em seguida, a mão de todo o povo. 11 Apedreje-o até que morra, pois tentou afastar você de Javé seu Deus, que o tirou do Egito, da casa da escravidão. 12 E todo o Israel ouvirá, ficará com medo, e nunca mais se fará em seu meio uma ação má como essa." [2] Bíblia Sagrada Dt 13:7-11
- "todo israelita ou estrangeiro que habita em Israel e que sacrificar um de seus filhos a Moloc, será punido de morte. O povo da terra o apedrejará." [3] Bíblia Sagrada Lv 20.
- Crimes sexuais, como adultério, estupro, não virgindade no casamento ou incesto:
- "13 Se um homem se casa com uma mulher e começa a detestá-la depois de ter tido relações com ela, 14 acusando-a de atos vergonhosos e difamando-a publicamente, dizendo: ‘Casei-me com esta mulher mas, quando me aproximei dela, descobri que não era virgem’, 15 o pai e a mãe da jovem pegarão a prova da virgindade dela e levarão a prova aos anciãos da cidade para que julguem o caso. 16 Então o pai da jovem dirá aos anciãos: ‘Dei minha filha como esposa a este homem, mas ele a detesta, 17 e a está acusando de atos vergonhosos, dizendo que minha filha não era virgem. Mas aqui está a prova da virgindade da minha filha!’ E estenderá o lençol diante dos anciãos da cidade. 18 Os anciãos da cidade pegarão o homem, mandarão castigá-lo 19 e o multarão em cem moedas de prata, que serão entregues ao pai da jovem, por ter sido difamada publicamente uma virgem de Israel. Além disso, ela continuará sendo mulher dele, e o marido não poderá mandá-la embora durante toda a sua vida. 20 Se a denúncia for verdadeira, isto é, se não acharem a prova da virgindade da moça, 21 levarão a jovem até à porta da casa de seu pai e os homens da cidade a apedrejarão até que morra, pois ela cometeu uma infâmia em Israel, desonrando a casa do seu pai. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio.
- 22 Se um homem for pego em flagrante tendo relações sexuais com uma mulher casada, ambos serão mortos, tanto o homem como a mulher. Desse modo, você eliminará o mal de Israel.
- 23 Se houver uma jovem prometida a um homem, e um outro tiver relações com ela na cidade, 24 vocês levarão os dois à porta da cidade e os apedrejarão até que morram: a jovem por não ter gritado por socorro na cidade, e o homem por ter violentado a mulher do seu próximo. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio. 25 Contudo, se o homem encontrou a jovem no campo, a violentou e teve relações com ela, morrerá somente o homem que teve relações com ela;" [4] Bíblia Sagrada Dt 22:13-25
- invocação de mortos
- "Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto. Serão apedrejados, e levarão sua culpa”. [6] Bíblia Sagrada Lv 20:27
- blasfêmia
- "10 O filho de uma mulher israelita, tendo por pai um egípcio, veio entre os israelitas. E, discutindo no acampamento com um deles, 11 o filho da mulher israelita blasfemou contra o santo nome e o amaldiçoou. Sua mãe chamava-se Salumite, filha de Dabri, da tribo de Dã. 12 Puseram-no em prisão até que Moisés tomasse uma decisão, segundo a ordem do Senhor.” 13 Então o Senhor disse a Moisés: 14 “Faze sair do acampamento o blasfemo, e todos aqueles que o ouviram ponham a mão sobre a sua cabeça, e toda a assembléia o apedreje. 15Dirás aos israelitas: todo aquele que amaldiçoar o seu Deus levará o seu pecado. 16 Quem blasfemar o nome do Senhor será punido de morte: toda a assembléia o apedrejará. Quer seja ele estrangeiro ou natural, se blasfemar contra o santo nome, será punido de morte." [7]Bíblia Sagrada Lv 24:10-16
- rebeldia dos filhos
- "18 Se alguém tiver um filho rebelde e incorrigível, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve, nem quando o corrigem, 19 o pai e a mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade para ser julgado. 20 E dirão aos anciãos da cidade: ‘Este nosso filho é rebelde e incorrigível: não nos obedece, é devasso e beberrão’. 21 E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio, e todo o Israel ouvirá e ficará com medo." [8] Bíblia Sagrada Dt 21:18-21
- 31 "As autoridades dos judeus pegaram pedras outra vez para apedrejar Jesus. 32 Então Jesus disse: «Por ordem do meu Pai, tenho feito muitas coisas boas na presença de vocês. Por qual delas vocês me querem apedrejar?» 33 As autoridades dos judeus responderam: «Não queremos te apedrejar por causa de boas obras, e sim por causa de uma blasfêmia: tu és apenas um homem, e te fazes passar por Deus." [10] Bíblia Sagrada João 10:31-33
No Islã
Até hoje essa pena ainda é praticada em alguns países muçulmanos. Apesar de o Corão não mencionar a lapidação como pena, a Lei islâmica aplicada em certos países justifica essa prática por relatos da vida de Maomé.Na Nigéria, onde tal forma de execução é aceita, a recente condenação de Amina Lawal por adultério gerou comoção internacional, o que culminou na sua libertação[11].
Ver também
Referências
- ↑ JewishEncyclopedia.com - CAPITAL PUNISHMENT.. jewishencyclopedia.com. Página visitada em 18 December 2010.
- ↑ Bíblia Sagrada Edição Pastoral Dt 13:7-11
- ↑ Bíblia Sagrada Lv 20
- ↑ Bíblia Sagrada Dt 22:13-25
- ↑ Bíblia Sagrada Edição Pastoral Lv 20:8-21
- ↑ Bíblia Sagrada Lv 20:27
- ↑ Bíblia Sagrada Lv 24:10-16
- ↑ Bíblia Sagrada Dt 21:18-21
- ↑ OXFORD. Pericope adulterae in The Oxford Dictionary of the Christian Church. New York: Oxford University Press, 2005.
- ↑ Bíblia Sagrada João 10:31-33
- ↑ Amina Lawal:Anger over adultery stoning case (23 de fevereiro de 2004). Johannesburg: CNN.Com International.
Nenhum comentário:
Postar um comentário