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segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bancos não oferecem contas de serviços essenciais aos clientes




 

As organizações financeiras não oferecem a opção de conta de serviços essenciais aos clientes, conforme regulamentação do Banco Central. Instituído há quatro anos, o pacote disponibiliza operações básicas gratuitas para a movimentação.

Entre os serviços, quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual, 10 folhas de cheques e consulta ilimitada ao site da organização financeira.

A pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) foi realizada no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander. Em dois bancos, BB e HSBC, os pesquisadores nem conseguiram transferir a conta para a básica, com os serviços essenciais.

O HSBC negou a existência da modalidade. A organização financeira oferece apenas o pacote padronizado, que custa R$ 13,50 por mês e tem um maior número de saques, mas não inclui folhas de cheques. Já o BB, admitiu a existência dos serviços essenciais, mas alegou que o tipo de conta do pesquisador impedia que o sistema realizasse a conversão.

Bradesco e o Santander converteram a conta, mas antes tentaram convencer o cliente a continuar com o pacote de serviços contratado. Apenas a Caixa e o Itaú não apresentaram empecilho. De acordo com o Idec, a maior parte dos consumidores ainda ignora a existência do pacote.

Fonte: CONSULADO SOCIAL (Salvador/Bahia)

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