Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 31 de julho de 2012

Têmis, Diké, Javé e o Estado laico

No Brasil, os órgãos ligados à distribuição da Justiça, costumam referir a deusa Têmis (do panteão grego) como protetora, embora se diga que a deusa da Justiça na Grécia antiga, seja Diké.

Ao mesmo tempo, a cruz do cristianismo é ostentada nas paredes dos tribunais e, em SC, por exemplo, há uma capela dita eclética (teoricamente se prestaria a cultos ecumênicos) servindo, visivel e ostensivamente aos cultos cristãos, construída, escandalosamente, com recursos públicos, sendo o Brasil um país teoricamente republicano e laico. O Cristianismo (assim como o Islamismo), dizem, teria derivado do Judaísmo, cujo deus (único) é Javé.

Vejam a salada e riam dos órgãos da Justiça, se puderem, ao invés de ficarem condoídos com tanta "ingenuidade", se é que se pode pensar em ingenuidade em relação a pessoas supostamente instruídas acima da média.


Dá nisso o hábito de macaquear outras culturas e acreditar em hipóteses, digo "deuses".

Nenhum comentário: