O genocídio armênio ou holocausto armênio é como é chamada a matança e deportação forçada de centenas de milhares ou até de mais de um milhão de armênios que viviam no Império Otomano, com a intenção de exterminar sua presença física e cultural durante o governo dos chamados Jovens Turcos, de 1915 a 1917.
O genocídio teria inspirado Hitler no extermínio de judeus. Hitler teria dito que as pessoas esqueceriam do fato – Afinal quem fala hoje do extermínio dos armênios? O genocídio caracterizou-se pela inédita violência, além de prisões e assassinatos, houve a utilização de marchas forçadas para a deportação, o que levou milhares de armênios à morte. Foi uma política de extermínio semelhante àquela que os nazistas impuseram aos judeus e a que os judeus impõem hoje aos palestinos. Historicamente, está estabelecido que houve o genocídio, há documentação e a certeza de um plano organizado de eliminar sistematicamente os armênios. Adota-se a data de 24 de abril de 1915 como a do início do massacre, por ser a data em que dezenas de lideranças armênias foram presas e massacradas em Istambul.
O governo turco rejeita o termo genocídio e também que as mortes tenham sido intencionais. Quase cem anos depois, ainda persiste a polêmica, tanto que o Nobel Orhan Pamuk entrou em rota de colisão e passou a ser perseguido pelo governo turco e por parte da opinião pública do país ao admitir o genocídio, em entrevista concedida a uma revista suíça.
No último dia 7, o presidente francês, François Hollande, afirmou que ”continua com a intenção de propor um projeto de lei para reprimir a negação do genocídio armênio”. Haveria uma pena para quem o negasse.
O Genocídio -- cena durante uma das marchas de deportação: com um pedaço de pão, um oficial turco provoca crianças armênias famintas (Clique para ampliar)
2 comentários:
Meu caro Izidoro. Parabenizo pelo seu interesse sobre o Genocídio Armênio, um dos mais terríveis crimes da história contemporânea, ainda pouco estudado e (re)conhecido. Contudo, preciso fazer uma ressalta quanto a essa foto.
De acordo com Donald Bloxham (The Great Game of Genocide, foto 09, p. 147) essa foto é falsa e foi construída numa tentativa desesperada de uma fração armênia de angariar apoio e reconhecimento à sua luta e causa.
Contudo, há dezenas de outras imagens que são verdadeiras e internacionalmente conhecidas. Você pode ver alguma delas neste link:http://www.genocide-museum.am/eng/photos_of_armenian_genocide.php
Um grande abraço!
Heitor Loureiro
Postar um comentário